Macacos Infinitos – um jogo sobre probabilidade

Este parece um simples jogo de arrastar bloco, no qual devemos levar o macaco até a banana usando as setinhas do teclado. Contudo o cenário todo é formado pelo acaso e não há garantia prévia de solução para nenhum desafio. Por isto o jogador conta com um recurso a mais, que são os “infinitos macacos”. Apertando C o jogador cria um macaco que se move aleatoriamente, dessa forma temos uma aplicação para o resultado da Matemática conhecido como Teorema do Macaco Infinito.

O teorema propõe que se infinitos macacos digitam ao acaso em máquinas de escrever, produzirão todas as obras da literatura. De forma análoga, para um número suficientemente grande de macacos se movendo de forma aleatória em um cenário do jogo, se ele tiver solução, é improvável que nenhum macaco a encontre. Desse modo, quanto mais macacos inserimos no desafio, e nenhuma solução é encontrada, reforçamos a hipótese de que o desafio seja impossível.

Mas atenção! Quantos mais macacos tiverem no time, em mais partes o prêmio (a banana) será repartido, ou seja, com infinitos macacos temos certeza de que se houver solução, eles a encontrarão, entretanto a parcela da banana que cada um receberá será equivalente a nenhuma banana.

Setinhas do teclado movem o macaco principal;
C cria novos macacos;
D apaga os macacos criados;
Z reinicia o desafio.
Clique na bandeirinha verde para começar, boa diversão 🙂

Caso o jogo não tenha carregado, acesse-o pelo endereço:
https://scratch.mit.edu/projects/371071516

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *