Pokemon red – não compre/capture, adote!

Conjecturas são afirmações das quais não sabemos dizer se são verdadeiras ou falsas. Uma vez demonstrada sua falsidade, dizemos que a conjectura foi refutada, por outro lado, se provada sua validade, dizemos se tratar de um teorema (ou de outros nomes análogos, mas com graus de importância menor, como corolários, lemas, proposições… ).

Neste texto apresento uma proposta de Pokémon versão red na qual o jogador não capture e nem trate-os como mercadorias (adquirindo-os no comércio ou em cassinos). Também que não machuque os pokémons no seu ambiente natural. Nessa proposta de mundo, só é possível adquirir pokémons a partir da adoção e treiná-los a partir de confrontos com outros treinadores. Para concretizá-la utilizamos um código de gameshark que impede batalhas com pokémons selvagens, restando apenas ao jogador que opte por fugir das batalhas contra pokémons selvagens obrigatórios1 (como os Snorlax que bloqueiam duas das rotas). Então, diante desta proposta de mundo surge a seguinte conjectura, é possível sem o uso mais truques vencer a Elite4 e derrotar nosso rival.

O início neste mundo é o período mais difícil devido a sua restrição. Pois apenas adotando pokémons, antes de passarmos pelo Rock Tunnel, teremos só o Squirtle (pokémon inicial do tipo água, uma tartaruguinha bípede), o Bulbasaur (pokémon inicial do tipo planta e venenoso, um dinossaurinho quadrúpede com um broto nas costas) ou o Charmander (pokémon inicial do tipo fogo, um lagartinho bípede), ou suas respectivas evoluções. Neste intervalo precisamos derrotar ginásios pokémon, que apesar de difícil dependendo do tipo, não é um empecilho tão grande quanto a incompatibilidade dos pokémons com as técnicas especiais chamadas HM.

HM são técnicas especiais necessárias para o prosseguimento da aventura, como abrir trilhas na floresta (HM01 – cut) ou nadar (HM03 – surf). Ao todo são três HM obrigatórios para completar o jogo, além dos dois anteriores temos o HM04 – strenght2. Contudo os HM não são compatíveis com quaisquer pokémons, há tipos bem definidos que podem aprender cada HM (isso pode ser facilmente consultado em sites especializados em pokémon, como por exemplo PokémonDataBase).

Assim, considerando estes HM como condições para avançar no jogo e adotar outros pokémons, podemos dispor todos os pokémons adotáveis a partir de três períodos de jogo com relação ao critério HM: antes do HM01, entre HM01 e HM03, após HM03. Para facilitar a compreensão, apresento na página seguinte um fluxograma com todos os pokémons adotáveis a cada período, no qual as setas indicam as evoluções de um pokémon (Charmander evolui para Charmeleon que evolui para Charizard)3, os retângulos pontilhados indicam que a escolha de um pokémon deste grupo é excludente com os outros (podemos adotar um Hitmonchan ou um Hitmonlee, mas não ambos). As linhas pontilhadas horizontais indicam a necessidade de que um dos pokémons do jogador saiba o respectivo HM para avançar pra próximo intervalo (considerando o sentido de cima para baixo). Assim no contexto inicial nenhum pokémon sabe nenhum HM. Para avançar pro intervalo do meio pelo menos um pokémon precisa saber o HM01, para avançar para o intervalo de baixo, pelo menos um pokémon precisa saber o HM03.

1 Com exceção da luta contra o fantasma de um Marowak na cidade de Lavender, no qual só é possível prosseguir no jogo derrotando-o.

2 Os HM02 (fly) e HM05 (flash) auxiliam bastante o jogo em alguns momentos, mas não são obrigatórios para prosseguir.

3 Eevee é um pokémon do tipo normal que segundo a vontade do jogador pode evoluir para um pokémon do tipo: fogo, água ou elétrico.

Ao todo, podemos ter no sistema de adoção no máximo 6 pokémons, o que coincide com o limite de quantos podemos carregar no nosso time. Também na contagem de quantos pokémons já tivemos/temos é possível chegar a 10 pokémons, condição necessária para adquirirmos o HM05 – flash (pois as pré-evoluções contam como pokémons que já tivemos).

Apesar desta análise inicial, ainda não está claro se nossa conjectura é verdadeira ou falsa, ou seja, se nestas condições e com estas possibilidades levantadas, de fato podemos derrotar a Elite4 e nosso rival.

Uma notícia triste para vários jogadores que gostam do Squirtle (pokémon inicial do tipo água, uma tartaruguinha bípede), é que o jogo com este pokémon se torna impossível. Para afirmarmos isto com tanta certeza precisamos observar o requisito do HM01, que impede de prosseguirmos para o intervalo do meio. De todos os 9 pokémons possíveis de se ter com a adoção (contando suas evoluções), apenas 6 são compatíveis com o HM01, Bulbasaur, Ivysaur, Venusaur, Charmander, Charmeleon, Charizard1. Opções excludentes no caso de escolhermos o Squirtle como pokémon inicial.

Com a impossibilidade de escolher o Squirtle, precisamos nos ater ao requisito do HM03, pois dos 13 pokémons possíveis de obter com a adoção (já desconsideramos o Squirtle e suas evoluções), dois deles são compatíveis com HM03, Lapras e Vaporeon. Assim, como precisamos de ao menos um que seja compatível, esta condição é satisfeita pelo Lapras independente de como o jogador decida evoluir o seu Eevee.

Assim, aparentemente é possível vencer começando tanto com o Bulbasaur quanto com o Charmander. Apenas teorias e critérios foram o bastante para mostrar que é impossível começar com o Squirtle e vencer, mas em matemática para provarmos que algo existe, precisamos encontrar ao menos um caso em que isto ocorra. Assim, me gravei jogando em ambas as situações (começando com Bulbasaur/Charmander) até concluir o objetivo. Os vídeos podem ser encontrados no YouTube como apresento abaixo e foram jogados em velocidade aumentada 5x (juntos somam quase 7 horas e meia de jogo).

1Na verdade de todos os 21 pokémons possíveis de se ter ao longo do jogo com a adoção, apenas estes 6 são compatíveis com HM01.

O youtube retirou do ar a versão do vídeo jogando com o Bulbasaur 🙁

One thought on “Pokemon red – não compre/capture, adote!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *