Diferença na hora de abastecer seu carro

Tenho 29 anos e não tirei minha CHN até hoje 🙂 mas estava analisando a busca dos motoristas por postos de combustíveis mais baratos e percebi que há uma “ilusão de benefício” nesse pensamento.

Vamos a um caso, você mora no centro da cidade e tem um posto ao lado da sua casa vendendo gasolina comum à X$ e outro posto do outro lado da cidade vendendo gasolina comum à Y$, sendo Y < X. Ai fica a pergunta, tudo bem que um posto seja mais barato que o outro, mas qual é a diferença na prática?

Suponha que seu tanque de combustível tinha Z litros de capacidade e que desses Z litros, você encha uma fração K que varia de 0 a 100%.

Posto perto de sua casa: Z.K.X

Posto do outro lado da cidade: Z.K.Y

Diferença de encher o carro nos dois postos: Z.K.X – Z.K.Y = Z.K.(X – Y)

Z é um valor fixo que depende do volume do seu tanque enquanto K depende da sua intenção de encher e o quanto há de espaço livre para ser preenchido. Tomando como exemplo um Ford Fiesta 1.0 ano 1997, seu tanque segundo a ficha técnica, é de 42 litros, temos a expressão:

42.K.(X – Y)

O total a ser preenchido do tanque varia entre 0 e 100%, então, podemos reescrever a expressão como um par de desigualdades, do lado esquerdo o caso do tanque já estar cheio, logo não há nada a colocar de gasolina, e do lado direito o caso do tanque estar completamente vazio, no qual precisaríamos colocar 42 litros de gasolina:

42.0.(X – Y) = 0 ≤ 42.K.(X – Y) ≤ 42.(X – Y)

Tomando por exemplo o preço da gasolina comum em Campinas, conforme noticiado no dia 6 de fevereiro pela CNB Campinas, que nos postos Shell e Ipiranga estão na faixa de 4,50$, nos postos BR estão na faixa de 4,60$ e nos postos sem bandeira, estão na faixa de 4,30$.

Vemos no gráfico acima que a diferença é bem pequena independente da escolha. Por exemplo, para encher metade do tanque (21 litros), temos que no posto Shell/Ipiranga isso sairia 94,5$, no posto BR sairia 96,6$ e nos postos sem bandeira sairia 90,3$. Diferenças de respectivamente 4,20$ entre abastecer no Shell/Ipiranga e num posto sem bandeira, e diferença de 2,10$ entre abastecer no Shell/Ipiranga e no posto BR, e diferença de 6,30$ entre abastecer no posto BR e nos postos sem bandeira.

Mesmo no caso de encher o tanque (42 litros), teríamos que no posto Shell/Ipiranga isso sairia 189,00$, no posto BR sairia 193,20$ e nos postos sem bandeira sairia 180,60$. Diferenças de respectivamente 8,40$ entre abastecer no Shell/Ipiranga e num posto sem bandeira, e diferença de 4,20$ entre abastecer no Shell/Ipiranga e no posto BR, e diferença de 12,60$ entre abastecer no posto BR e nos postos sem bandeira.

Com isso, vemos que o impacto dessa diferença começa a ser mais relevante quando pensamos em um valor maior de K (porcentagem do tanque a ser enchido). Em casos de viajar, ou mesmo de usar o carro para trabalho, essa diferença pode equivaler no exemplo mencionado a quase 7% do tanque de um Ford Fiesta 1.0 ano 1997.

Contudo, nos casos em que K é muito pequeno, ou seja, quando o tanque encontra-se quase cheio ou só desejasse abastecer para um passeio curto, a diferença entre postos é mínima. Por exemplo, encher 10% do tanque (4,2 litros), teríamos no posto Shell/Ipiranga 18,90$, no posto BR 19,32$ e nos postos sem bandeira 18,06$. Diferenças de respectivamente 0,84$ entre abastecer no Shell/Ipiranga e num posto sem bandeira, e diferença de 0,42$ entre abastecer no Shell/Ipiranga e no posto BR, e diferença de 1,26$ entre abastecer no posto BR e nos postos sem bandeira.

Assim, antes de cruzar a cidade para encher o seu carro, veja o quanto será o valor de K para entender quanto essa diferença lhe dará de economia (ou custará em tempo e dor de cabeça).

Créditos da imagem de capa a andreas160578 por Pixabay

2 thoughts on “Diferença na hora de abastecer seu carro

  • 6 de março de 2021 em 16:07
    Permalink

    Excelente artigo.
    Na hora certa, em que o preço da gasolina está subindo sem parar.
    Talvez com esses cálculos e dicas, eu vou repensar na hora de encher meu tanque, ou colocar uns 10 reais para não ficar muito na banguela. rsrs

    Resposta
    • 6 de março de 2021 em 16:18
      Permalink

      Obrigado Esmeralda, e bem verdade isso q vc disse, a ideia é não cruzar a cidade para colocar apenas 10$ 🙂 e não colocar 200$ no primeiro posto que encontrar

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *