Transformando uma demonstração em bloquinhos – parte 2

Agora que já decompomos o texto de uma demonstração de modo a reduzir a quantidade de tipos, vamos trabalhar no software Arrasta o X.

Comece abrindo o seguinte link: https://scratch.mit.edu/projects/723926143/editor

Este é um template para criar demonstrações, assim qualquer edição que você fizer não alterará o arquivo original. Para que suas alterações fiquem registradas, você pode acessar sua conta do Scratch e criar um REMIX da versão atual (isso fará uma cópia dela na sua pasta de projetos), ou se tiver o software de edição na versão 3.0 instalado no seu computador, você pode fazer download do arquivo em formato .sb3 e editá-lo de maneira offline (a preferência é sua).

Nosso próximo passo é criar bloquinhos :3

Abra a opção “costumes” (ou “fantasia”) do ator “peças”. Você verá no lado esquerdo da tela uma lista com 4 peças. As cores das peças e as letras utilizadas nelas foram escolhidas para melhor distinção por pessoas com daltonismo, então é interessante que não altere estas cores. Quando precisar de mais de uma peça de um tipo, clique com o direito nela e duplique-a.

Então, vamos pegar nossa demonstração decomposta e fazer um bloco para cada um dos 23 tipos de segmento de texto, respeitando a margem das peças e suas cores de acordo com a função da peça.

Depois de criar os blocos, volte para a parte do código deste ator, e altere o valor em destaque na imagem abaixo para o número de peças criadas menos 1 (no meu caso, criei 23 peças, então 23 – 1 = 22).

Pronto, agora pode salvar seu código e quando executá-lo, ele gerará na tela todos os bloquinhos necessários para formar a demonstração original.

Um bom passo agora, é testar como podemos montar nossa demonstração com estas peças para ver o quão bem ela se encaixa na tela e também descobrir se há algum errinho que deixamos passar na etapa anterior (para duplicar uma peça, arraste-a até o segundo ícone da esquerda para a direita no canto inferior direito da tela).

Olhando o arranjo na tela, parece legal, exceto o último bloquinho, que o conteúdo ficou pequeno demais para ser lido com facilidade. Vou editar isso alterando o conteúdo dos dois últimos bloquinhos (por isso a importância de testarmos a interação com os blocos):

← parte 1

parte 3 →

Imagem de capa adaptada do meme conhecido como “sayori drake meme”


Como referenciar este conteúdo em formato ABNT (baseado na norma NBR 6023/2018):

SILVA, Marcos Henrique de Paula Dias da. Transformando uma demonstração em bloquinhos – parte 2. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Zero – Blog de Ciência da Unicamp. Volume 8. Ed. 1. 2º semestre de 2022. Campinas, 24 ago. 2022. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/zero/4607. Acesso em: <data-de-hoje>.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *