A Wild Function Appears – parte 3
Então, quando vi estes memes pensei, nossa que ideia dahora. Poderia criar algo realmente jogável com essa estrutura XD
Se não me engano era 2018, época em que meu blog principal era o Xoxelho (https://xoxelho.wordpress.com/) que já tinha como objetivo atrelar o formalismo com o lúdico, mas ainda pecava no alcance (tomei vários ban do facebook por divulgar o mesmo conteúdo repetidas vezes). Nesse período comecei a estruturar como seria uma versão jogável dessa piada. Ou seja, um jogo de batalha onde o jogador pudesse enfrentar funções matemáticas utilizando derivadas em relação a x e y.
O conceito do jogo todo foi descrito no post Wild functions. Mas em resumo o jogador tinha uma reserva de energia descrita como xícaras de café a serem consumidas para cada ação (derivar ou integrar), uma nota inicial no seu curso de Cálculo e várias funções para enfrentar (cujo nível de dificuldade era representado pela quantidade de estrelas acima dela). A função viria a cada turno causar danos na nota do jogador, neste exemplo seria um décimo do seu valor em módulo por turno. Já a condição de vitória do jogador era reduzir o valor da função em módulo para menos de 5, considerando x e y definidos.
Assim, o nível da função (estrelas dela) definiriam o espólio da vitória, que poderia ser convertido em benefícios para o jogador (nessa parte meio que perdi a linha e fui criando muitaaaaaas coisas).
- A melhoria iluminada – essa melhoria é dividida em 5 níveis disponíveis em ordem crescente nas respectivas cartas de prêmio. Cada melhoria se aplica a uma função específica do personagem e pode ser usada apenas para a função que contém todas as melhorias anteriores. Exemplo: para usar o nível 5 da melhoria iluminada na função diferencial de x, você deve ter usado anteriormente os níveis 1, 2, 3 e 4 da melhoria iluminada nessa função. Essa melhoria reduz a quantidade de café necessária para ativar cada função em 1.
- A melhoria da cafeteira – essa melhoria é dividida em 5 níveis disponíveis em ordem crescente nas respectivas cartas de prêmio. Cada melhoria pode ser aplicada individualmente ao estoque de café, mas apenas uma vez para cada nível de melhoria. Exemplo: a melhoria de nível 3 pode ser aplicada antes da melhoria de nível 1, mas você não pode aplicar duas vezes uma melhoria já utilizada. Essa melhoria aumenta o espaço de café no estoque do personagem em 3.
- Máquina de café expresso gratuita – Este item permite que o personagem restaure quantidades de café em seu estoque.
- Teste de bom substituto – Este item funciona contra funções do mesmo nível da sua carta ou níveis abaixo. Ele deve ser ativado antes da primeira ação contra uma função; usar este cartão não conta como um movimento, mas permite que, a qualquer momento, até o momento em que o jogador coleta as cartas de sua vitória, decida se deseja cancelar todo o evento, retornando assim as cartas coletadas, restaurando sua cafeína gasta e pontos de pontuação perdidos (o jogador pode pegar suas cartas de vitória, mas esse é o limite de tempo para ativar os benefícios deste cartão, após essa ocasião, se o jogador não ativar o benefício deste cartão, seu efeito será perdido).
- Teste de mau substituto – Este item funciona contra funções do mesmo nível da sua carta ou níveis abaixo. Ele deve ser ativado antes da primeira ação contra uma função; usar este cartão não conta como um movimento, reduz pela metade a pontuação atual, mas permite que a recompensa da função selvagem aumente em uma estrela. Suponha que se uma função de cinco estrelas for derrotada, o jogador receba a recompensa de uma equivalência de seis estrelas (função de 6 estrelas – veja quatro cartas de 5 estrelas e pegue 2, ou veja seis cartas de 4 estrelas e pegue 3, ou veja oito cartas de 3 estrelas e pegue 4, ou veja dez cartas de 2 estrelas e pegue 5, ou veja doze cartas de 1 estrela e pegue 6).
- Melhoria da calculadora científica – Este item permite (contra funções do mesmo nível ou níveis abaixo) que o jogador use duas funções em uma única ação. Mas o custo em cafeína permanece o mesmo para cada ação. Por exemplo, usar a função diferencial em x, que custa 5 xícaras de café, exigirá que o personagem tenha pelo menos 10 xícaras de café.
- Melhoria das anotações pessoais do professor – Este item permite (contra funções do mesmo nível ou níveis abaixo) que o jogador use (nível do item + 1 – nível da função selvagem) vezes uma função sem pagar café. Por exemplo, este item de nível 4 contra uma função selvagem de nível 3, (4 + 1 – 3) = 2, então o jogador nesta luta pode usar 2 funções sem pagar o café necessário para isso.
- Trapacear no teste – Este item permite (contra funções do mesmo nível ou níveis abaixo) que o jogador jogue (nível do item + 1 – nível da função selvagem) vezes um dado e escolha o melhor. Resultados 1 ou 2: elimina automaticamente a função selvagem; Resultados 3 ou 4: a função selvagem causará metade do dano em cada ataque; Resultados 5 ou 6: a função selvagem causará o dobro do dano em cada ataque.
- Dedicação: cada nível deste item restaura pontos na pontuação do personagem. No intervalo de uma batalha para outra, não é permitido usar mais de um cartão deste item de cada nível. Por exemplo, o jogador, mesmo tendo 5 cartões de dedicação de nível 1 para restaurar 5 pontos na pontuação, precisaria de 5 intervalos entre batalhas contra funções selvagens. Assim, a estratégia para restaurar muitos pontos de uma vez é usar esses cartões ao mesmo tempo, por exemplo: um de nível 1, um de nível 2, um de nível 4, e com isso, em apenas um intervalo de batalha, o jogador terá restaurado 7 pontos na pontuação.
- Misericórdia – Este item permite (contra funções do mesmo nível ou níveis abaixo) que o jogador use para cancelar um total de até (nível do item + 1 – nível da função selvagem) ataques vindos de uma função selvagem. Por exemplo, neste item de nível 4 contra uma função selvagem de nível 3, (4 + 1 – 3) = 2, o jogador nesta luta pode cancelar até dois ataques desta função selvagem.
Inclusive o sistema de batalha propunha o uso do Wolfram Alpha para determinar tanto a função após a interação, quanto seu dano causado ou condição de vitória. Mas um problema que hoje identifico nesta proposta é com a integração, pois ao integrar crio uma constante que precisaria ser desconsiderada, embora na prática não a desconsideremos, apenas denotamos por uma letrinha e seguimos os cálculos. Mas no jogo, tanto para a condição de vitória e dano, temos o valor da função em módulo, se a constante for indeterminada, então a condição de vitória e dano na maioria dos casos também seria indeterminada.
Na época fiz até um videozinho simulando como seria a jogabilidade:
Neste exemplo, escolhi derivar em relação a x, tanto porque sumiria com a parte do sen(y), como também porque o valor definido para x é bem mais alto que o do y, levando a um dano maior ao meu personagem.
Como referenciar este conteúdo em formato ABNT (baseado na norma NBR 6023/2018):
SILVA, Marcos Henrique de Paula Dias da. A Wild Function Appears – parte 3. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Zero – Blog de Ciência da Unicamp. Volume 12. Ed. 1. 2º semestre de 2024. Campinas, 4 de novembro 2024. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/zero/5856/. Acesso em: <data-de-hoje>.