A Wild Function Appears – parte 4
Algum tempo depois, vim a escrever um artigo para a C.Q.D. – Revista Eletrônica Paulista de Matemática apresentando este jogo. Mas nesta fase preferi reduzir um pouco sua complexidade, retirando do conceito os espólios e focando nas interações com as funções, condições de vitória e dano causado, até porque, puxei o texto no sentido de ser um jogo com potencialidade de desenvolver habilidades do Cálculo Diferencial nos seus jogadores e de estar associado às habilidades do Pensamento Computacional.
O artigo veio a ser aceito e publicado na edição de dezembro/2019: A Wild Function Appeared: um jogo digital sobre cálculo diferencial.
Nesta versão já propunha automatizar sua interação com o uso de uma planilha eletrônica:




Algum tempo depois, em 2020 comecei a retomar alguns projetos parados na esperança de implementá-los em uma versão interativa e digital no Scratch. Dentre eles estava A Wild Function Appears. Na construção dessa versão me deparei com a dificuldade de calcular a derivada e a integral de uma função em tempo real com os recursos do Scratch. Uma solução que propus foi listar todas as derivadas e integrais para as variáveis x e y de uma função… mas para 4 ações em n turnos, por turno eu teria 4^n funções nesta lista. Pensando o quanto era viável de ser feito sem abrir mão de meu interesse em manter as 4 ações disponíveis, tentei implementar o protótipo para no máximo 3 turnos. Isto levou-me a 1 + 4 + 16 + 64 opções de respostas. Mexer com esta lista, verificando-a e conferindo seus resultados já passou a me saturar de tal maneira que decidi desconsiderar aspectos como condição de vitória, pontos de dano, espólios… minha única intenção era ver até onde eu chegaria nesta proposta.

De forma bastante simples, o jogador aqui interage com a função adversária nas 4 ações propostas por no máximo 3 turnos.
Como referenciar este conteúdo em formato ABNT (baseado na norma NBR 6023/2018):
SILVA, Marcos Henrique de Paula Dias da. A Wild Function Appears – parte 4. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Zero – Blog de Ciência da Unicamp. Volume 12. Ed. 1. 2º semestre de 2024. Campinas, 4 de novembro 2024. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/zero/5861/. Acesso em: <data-de-hoje>.
電子菸延續悅刻一貫的高品質霧化技術,吸阻設計更貼近傳統紙菸,對於想從傳統吸菸轉換到電子菸的使用者相當友好。常見的口味包括清爽的薄荷、經典煙草,以及果香系列如葡萄、芒果等,每一款都經過多次調配,確保還原度與層次感。