A Wild Function Appears – parte 5
Durante a greve dos Institutos Federais em 2024, aproveitei o boom de recursos online para geração de imagens por IA para retomar vários projetos de jogos de tabuleiro que encontravam-se parados desde minha época de PIBID (2011 – 2015). Embora A Wild Function Appears não tenha sido pensado para ser um jogo de tabuleiro, a medida que reeditava outros jogos fui percebendo que este poderia também ser reeditado, desde que tomasse os devidos cuidados.
O primeiro deles foi a redução na quantidade de ações dos jogadores. Como eu precisaria ter uma lista impressa de resultados das funções, optei em manter apenas as derivadas em x e y. Uma vantagem dessa escolha é que a ordem das ações de derivadas parciais é comutativa, isto é, derivar em relação a x e depois em relação a y, leva ao mesmo resultado que derivar em relação a y e depois em relação a x. Isto reduz as 15 opções (2⁰ + 2¹ + 2² + 2³) a apenas 9 opções.
Dentre as maiores dificuldades enfrentadas neste novo projeto, estava a forma como o jogador acessaria a informação. Pensei em uma folha para consulta, mas isso talvez quebrasse o fluxo do jogo, ou mesmo, exigiria que alguém consultasse a folha para você e te informasse o resultado verbalmente. O ideal seria que o resultado pudesse ser mostrado a você com segurança de que não veria os demais resultados… uma solução para isso foi aproveitar a estrutura do próprio papel, criando partes que pudessem ser dobradas, escondendo o resultado na parte de trás da folha.
Com base nessa mecânica de ações com as funções, o restante foi desenvolvimento de game design. Como por exemplo, o poder das criaturas é o limite da função quando x e y tendem a infinito, e o objetivo do jogador é que o poder da função passe a ser um valor finito.
Além disso, outras questões de jogabilidade, como por exemplo a trama de um grupo de hackers que conseguiu inserir no jogo online Tucuruí, criaturas de poder ilimitado autodenominadas Old Gods que ameaçam a existência de todos os planetas do servidor.
Os Game masters (jogadores) foram chamados para deterem essas criaturas e autorizados a alterarem diretamente as configurações do sistema. Para isso, precisam reduzir o poder dos Old Gods invasores até que seja possível absorvê-los.
E um desfecho final / plot-twist, quando após todos os invasores serem detidos, os Game masters tomados pela ganancia e aproveitando a instabilidade do servidor,se rebelam uns contra os outros usando os Old Gods absorvidos contra para reinvidicar a posse do jogo online Tucuruí.
Há algumas coisinhas a mais para explicar afim de deixar o jogo mais nivelado/balanceado, que podem ser encontrados na sua descrição detalhada. Todas as partes do jogo são feitas de papel comum, imprimíveis em impressoras domésticas e usam somente tinta preta, pois a intenção do Laboratório Integrável de Ciências e Matemática (responsável pelo seu desenvolvimento) é que seus recursos possam ser replicados e utilizados por um maior número de pessoas. Sua descrição detalhada de como jogar, regras, orientações e materiais para impressão encontram-se disponíveis em formato Kindle e gratuitamente em formato PDF.
Se gostou deste jogo ou quer experimentá-lo, ou ficou com alguma dúvida, pode me escrever por aqui :3
Como referenciar este conteúdo em formato ABNT (baseado na norma NBR 6023/2018):
SILVA, Marcos Henrique de Paula Dias da. A Wild Function Appears – parte 5. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Zero – Blog de Ciência da Unicamp. Volume 12. Ed. 1. 2º semestre de 2024. Campinas, 4 de novembro 2024. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/zero/5874/. Acesso em: <data-de-hoje>.