Eles serão os futuros médicos que vão cuidar da saúde da população, mas durante o período de formação os alunos de medicina apresentam prevalências de depressão e ansiedade acima da média da população. Uma revisão publicada na última edição da Revista Brasileira de Psiquiatria concluiu que as pesquisas sobre o tema nunca foram tão numerosas como no período de 2010 a 2016, indicando que o problema persiste e só tem se agravado. João Pacheco, da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, e colegas fizeram o levantamento de estudos nas principais bases de dados científica e da área médica e identificaram 59 estudos que tratavam de problemas de saúde mental (MPHs) no caso brasileiro.