cienciaemrevista-carolina.fw

scorpioUm estudo publicado na Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (vol. 58, 2016),   e liderado por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), apontou que entre os anos de 2007 e 2013, o estado do Ceará registrou 11.134 casos de ataques por escorpião, o que representa 14% dos casos de todo o país (74.598). A pesquisa, conclui ainda que a frequência de casos foi maior nas áreas urbanas (86,45%) do que nas áreas rurais (11,92%). Para os responsáveis pelo estudo, a alta incidência destes casos na região está associada às condições climáticas e urbanas do Estado. “A fácil adaptação dos escorpiões para a vida urbana contribui para o aumento de tais acidentes, e a pouca variação no número de casos entre os meses pode ser atribuída às condições climáticas da região, que é caracterizada por uma temperatura média anual de 28 ºC, variando pouco entre verão e inverno, especialmente quando comparado com as regiões Sul e Sudeste”, afirmam.

continue lendo-pequeno.fw