olhosdelas-marina.fw

Maria Alice em...Hoje temos a alegria de apresentar as escolhas e visões da Profa. Maria Alice Garcia, cuja carreira se confunde com a entrada e difusão da área de Agroecologia no Instituto de Biologia da Unicamp. Ela fez parte da primeira turma de Ciências Biológicas da Unicamp, formando-se em 1974. Doutora em Ecologia pela Unicamp em 1988 e Livre docente em 1999. Foi professora convidada da Universidade da California, Berkeley, 1990/91 e 2000/2001 e da Universidad de la Republica – Uruguai – 1998. Maria Alice foi formadora de inúmeros estudantes em Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Coordenou disciplinas de Ecologia Básica, Introdução à Ecologia, Agroecologia, Ecologia de Plantas Invasoras. Foi organizadora de diversos simpósios e workshops, incluindo o primeiro workshop sobre Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável no Brasil. Coordenou ainda o Acordo Capes/Fipse em Agroecologia para intercambio de estudantes Unicamp/ UNFSanta Catarina/UCBerkeley/ UNebraska – 2000-2005. Essa experiência permitiu transcender vários limites do ensino disciplinar, fomentando a convivência e a troca de experiência de docentes e estudantes de culturas e realidades diferentes, mas interessados em aprender e utilizar os conhecimentos de ecologia para analisar criticamente as implicações e repensar o modelo agropecuário atual.

continue lendo-pequeno.fw