No anime Dr. Stone, um fenômeno sobrenatural ocorre com a humanidade no período contemporâneo, fazendo com que todas as pessoas sejam transformadas imediatamente em pedra.

O protagonista, Senku, é um colegial japonês extremamente inteligente (mas extremamente mesmo), que após milhares de anos petrificado desperta e começa seu plano para restaurar a civilização moderna. Quando seu amigo acorda, ele então revela que ficaram petrificados por 3.700 anos, neste período não tinham contato com aquilo que ocorria ao seu redor, nenhum sentido funcionava, tudo o que lhes restava era a consciência que continuava trabalhando, ainda que em vários deles, simplesmente se deixavam cair em um sono profundo e vazio até que acordassem.

Senku afirma que contou os segundos desde que foi petrificado, pois era a principal maneira de sobreviver caso um dia saísse desse estado, precisaria saber exatamente em que estação do ano estaria para planejar sua próxima ação.

Contudo, há uma falha neste enredo… pois mesmo a menor imprecisão na contagem de Senku, o faria chegar a um resultado totalmente distante da realidade de quando ele despertasse. Mesmo que sua contagem fosse entre 99% e 100% precisa, este 1% livre de precisão para cada segundo que passava, lhe tiraria totalmente o referencial de tempo dado o período que ficou aguardando.

Se sua contagem foi perfeita, teríamos então: