Interessante notar que, na grande maioria das discussões sobre gamificação (inserção de características de jogos em ambientes variados), a palavra chave que se utiliza é o [engajamento]. Diz-se que a educação ou os processos educativos, em geral, não envolvem o indivíduo da mesma forma que um jogo o faria. Também afirma-se que é preciso incorporar os elementos da gamificação no processo educativo para conseguirmos uma experiência mais significativa, permanente e efetiva. Concordo com as duas constatações, mas começo a sentir um incômodo quanto ao alcance desse [engajamento]. Sinto muito… pode parecer impressionista da minha parte, mas posso dizer com experiência de causa, já joguei e estudei muito nesta minha vida mas, dificilmente um processo de aprendizagem será tão engajador quanto o melhor jogo que você tenha jogado. O melhor jogo que joguei em minha vida me engajou mais do que a matéria ou assunto mais interessante que eu tenha estudado, de longe (isso vale pra filmes ou outras mídias também). A grande diferença é que estes jogos foram apenas passa-tempo e diversão, enquanto que o outro mudou aspectos da minha vida.

continue lendo-pequeno.fw