Se pararmos para pensar, ninguém está a salvo de uma morte súbita, um derrame ou mesmo um acidente. Aspectos assim podem tirar-nos do mundo sem a chance de deixarmos nenhuma mensagem aos que ficam.

No contexto ocidental a morte nos parece algo tenebroso, um assunto a ser evitado e temido, não falamos disso com as crianças e por isso chegamos em uma espécie de mistificação sobre o tema. Mas pensando na forma de intervalos de tempo, é possível dar a qualquer pessoa um palpite correto sobre quanto tempo de vida lhe resta. Tirando personagens bíblicas, podemos assumir que os seres humanos não vivem mais do que 125 anos, dessa forma é correto afirmar que qualquer pessoa viva ainda estará viva por no máximo:

[125 – (idade atual)] anos;

no meu caso, não me restam mais do que 97 anos de vida.

De forma um tanto “fria”, se um jovem de 25 anos pergunta quando morrerá, a resposta seria “entre hoje e daqui a 100 anos”. Ou uma pessoa de 100 anos pergunta quando morrerá, a resposta seria “entre hoje e daqui a 25 anos”. Mas podemos reduzir um pouco esta margem de acerto tomando um dado do IBGE referente à 2018, que afirma a expectativa de vida do brasileiro ser de aproximadamente 76,3 anos.