Tempo originário, esperança e utopia – em memória de Carolina Blasio da Silva e Maria Érbia Carnaúba

Com enorme tristeza e transtorno, nós lamentamos o falecimento das Dras. Carolina Blasio da Silva e Maria Érbia Carnaúba. Ambas as filósofas da Unicamp eram muito queridas no meio acadêmico, e farão uma enorme falta em nosso caminhar. Com colossal indignação, também protestamos contra a falta de segurança do aeroporto de Viracopos, que, diferente do que afirmou a mídia, foi a responsável pelo acidente que privou-nos de ambas as mulheres, em 26 de agosto de 2017. Essa tragédia evidencia o quão estamos longes de termos respeitados os itens básicos da civilização, como a proteção no trânsito. Exigimos punições severas aos responsáveis pela vulnerabilidade das vítimas, e nos solidarizamos, amigavelmente, com seus entes próximos. Nada poderá trazê-las de volta. Por outro lado, elas seguirão vivas em nossas lembranças, sentimentos, e na força ativa de seus textos.

Germer G. M.

Pesquisador em Filosofia Alemã, com ênfase em Schopenhauer. Possui pós-doutorando em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP, 2017), Pós-Doutorado (Universidade Estadual de Maringá / CAPES, 2017), Doutorado (Universidade Estadual de Campinas / FAPESP, 2015), Mestrado (UNICAMP / CNPq, 2010), Licenciatura (UNICAMP, 2008) e Bacharelado (UNICAMP / FAPESP, 2007) em Filosofia. Membro da Comissão Editorial da “Revista Voluntas: Estudos sobre Schopenhauer” (Nota QUALIS B1), sua Tese “A crítica da religião como ponto de inflexão: Freud na proximidade da ‘Escola de Schopenhauer'” se encontra em caminho de publicação. Realizou estágio de Doutorado Sanduíche na Università del Salento / Itália, com o Prof. Dr. Domenico Fazio, foi orientado pelos Profs. Drs. Oswaldo Giacoia Jr. e Luiz Roberto Monzani e tem experiência nas áreas de Filosofia da Religião, dos Costumes (Ética), do Belo (Estética) e da Psicanálise. É editor e administrador do blog O.Phi e gerador frequente de conteúdos.

Você pode gostar...