3a REUNIÃO DE ADMINISTRADORES DA REDE, UM RESUMO (27/02/18)

Realizamos, no dia 27 de fevereiro de 2018 a terceira reunião dos administradores de blogs da Rede. O objetivo do encontro foi, além de estimular a aproximação entre membros e equipe, discutir as experiências, dificuldades, ideias e sugestões individuais dos membros presentes. Também serviu para apresentar o quadro geral do projeto e planejamento para o ano de 2018.

Abaixo colocamos um breve resumo dos assuntos discutidos.

1. Produção de especiais temáticos

Conforme sugestão da Natália do Open Philosophy, solicitamos aos participantes que produzam posts relacionados à temática “Mês das Mulheres”, com prazo até dia 15/03, para que possamos montar a primeira edição especial. A ideia é destacar o papel das mulheres dentro da ciência, conforme as diferentes áreas do conhecimento. Uma chamada será feita em breve a todos os membros com mais detalhes. Também solicitamos que sugerissem outros temas para a realização de especiais. Um post de inspiração foi colocado no nosso grupo do Facebook

2. Processo de Integração deste semestre

Informamos sobre a realização da próxima edição de integração de novos membros à rede, provavelmente a ser realizado em abril. Solicitamos a participação da rede para dar alguma palestra ou intervenção, fazendo relato de experiências ou falando sobre divulgação científica. Quem quiser indicar participantes também é possível, sem necessidade de passar pelo processo seletivo.

3. Oficinas a serem oferecidas

Realizaremos, neste semestre, duas oficinas. Uma delas já está definida, com ementa e datas possíveis – Escrita Criativa. A oficina tem como proposta a apresentação e exercício da criação literária e da escrita de ficção, com um dia de curso, das 9h às 17h. A palestrante será a escritora Jana P. Bianchi. Para saber mais e também escolher as melhores datas, acesse o post.

4. Equipamentos e espaço para gravação de vídeos

O projeto agora conta com equipamento e espaço para gravação de vídeos – câmera profissional e Chroma Key, caso algum membro queira fazer vlogs. Apenas ainda não possuímos alguém para fazer a edição.

5. Espaço do projeto no portal da Unicamp

Para quem ainda não sabe, foi informado que posts da rede estão sendo replicados no portal da Unicamp, na área divulgação científica. Desde janeiro de 2018, os editores do portal tem escolhido duas postagens por semana para replicar naquele espaço. É um avanço importante no sentido da institucionalização e aumento da visibilidade do projeto, dentro da comunidade universitária.

6. Portaria de oficialização da rede

A rede está sendo oficializada através de portaria, elaborada junto à reitoria. Está em sua quase versão final. Sugestões são bem vindas. A ultima versão do documento encontra-se neste link

7. Fórum Permanente com participação da Rede

Estamos elaborando uma proposta de Fórum a ser enviado em breve aos coordenadores destes eventos. Vamos realizá-lo, caso seja aprovado, junto ao Oxigênio e Biblioteca Central. Veja o programa preliminar neste link. A expectativa inicial é que ocorra no segundo semestre de 2018.

8. Bolsa BAS

O projeto está com uma bolsa BAS aprovada pelo SAE, agora precisamos encontrar alunos interessados em participar (infelizmente, existem mais bolsas que alunos disponíveis). Solicitamos a todos que ajudem na divulgação desta bolsa entre seus contatos

9. Parcerias e Vídeos Promocionais

Durante a reunião foi feito o relato das parcerias e vídeos promocionais que conseguimos produzir nos últimos meses. Para ver detalhes do que foi apresentado e discutido, acesse o arquivo.

10. Chamada para ajuda na administração

Como em todos os encontros, insistimos que precisamos de ajuda na administração do projeto. Tarefas como planejamento, agenda, responder e-mail, realizar questionários e consultas, dar suporte, etc, etc. são realizadas por um grupo muito pequeno de voluntários e estamos precisando de mais gente pra ajudar nesta área. Colocamos a disposição de todos nossa área no Trello para que tenham ideia do que estamos fazendo e do que ainda precisamos fazer (é um trabalho em progresso). Quem quiser participar é só chegar mais!

Agradecemos a todos que participaram, foi muito bom reencontrar todos vocês!

Add a Comment