Reunião de administradores da rede, um resumo (23/2/17)

No dia 23 de fevereiro de 2017 aconteceu a primeira reunião dos administradores de blogs da Rede. O objetivo do encontro foi, além de estimular a aproximação entre membros e equipe, discutir as experiências, dificuldades, ideias e sugestões individuais dos membros presentes. Também serviu para apresentar o quadro geral do projeto e planejamento para o ano de 2017.

Abaixo colocamos um breve resumo dos assuntos discutidos.

1. Abertura de acesso ao Piwik aos membros interessados

Os membros que tiverem interesse em ter acesso a mais informações do que são apresentadas pelo plugin na própria plataforma wordpress, podem solicitar aos administradores uma conta piwik. Nesta conta eles poderão acessar dados bastante detalhados de acesso ao seu blog. Para obter acesso é só enviar o nome de usuário e senha desejados para nosso email que criaremos uma conta e enviaremos detalhes sobre o acesso.

2. Ajuda na divulgação dos blogs

A equipe que cuida da divulgação e disseminação dos posts dos blogs individuais precisa da ajuda dos criadores de conteúdo, para que indiquem quais grupos, páginas, sites, fóruns, mídias, etc. teriam interesse pelo seu blog. Consideramos que cada um conhece sua área melhor que a equipe de divulgação. Neste sentido, solicitamos a todos os administradores que mandem essa lista de sites e grupos para que direcionemos com mais precisão nossas divulgações.

3. Parcerias e retroalimentação

Foi recomendado que os membros administradores procurem fazer parcerias entre si, convidando colegas para fazer postagens especiais ou escrevendo posts em conjunto. Também recomendou-se que, antes de falar sobre um assunto, que se faça uma busca na rede para verificar se aquele assunto já não foi abordado por outro colega. Neste sentido, usar como referência e linkar textos da rede faz com que a mesma se fortaleça e se retro-alimente.

4. ISSN

Grupo demonstrou interesse em possuir ISSN. A equipe de suporte irá pesquisar as formas de isso ser efetivado, vantagens e desvantagens e em breve dará um retorno.

5. Integração maior com mídias sociais e anti-spam

Foi solicitado uma integração maior com mídias sociais, já que se verificou que os comentários se dispersam pelas diferentes mídias, gerando dificuldade do produtor de conteúdo em acompanhar e dar respostas a elas. A equipe de suporte vai pesquisar uma maneira de integrar o sistema de comentários com as diferentes mídias, procurando melhorar ainda o sistema de anti-spam. Provavelmente será um sistema de comentário que permita a pessoa comentar utilizando alguma conta de rede social, ao mesmo tempo que também incorporará os comentários que são feitos somente na mídia social (fora do blog). Também foi solicitado um sistema de likes para as postagens.

6. Posts coletivos e sugestão de pauta

A equipe dos blogs (e até mesmo os colaboradores e administradores) começarão a fazer sugestão de pautas e de posts coletivos, procurando chamar a atenção para assuntos em alta e também estimulando conteúdos multidisciplinares. A forma e a frequência dessa ação ainda será discutida internamente e serão feitos alguns testes no futuro próximo.

7. Mudança de Gestão

Não se sabe ainda o que acontecerá com o projeto na mudança de Reitor. Frequentemente as equipes e coordenadores dos órgãos e departamentos mudam, portanto não sabemos como o projeto será encaminhado a partir de abril. No entanto, a rede será devidamente informada caso alguma mudança ocorra e participará dos debates caso decisões importantes precisem ser tomadas.

8. Chopp com ciência e Pint of Science

Interessados em participar do Chopp com Ciência e no Pint of Science (tanto como palestrantes como ouvintes), entrem em contato com Roberto Takata. Para saber mais sobre o projeto, acessem o link do Facebook. É um projeto que vale a pena conhecer e tem a seguinte descrição:

“Ciência também é cultura e deve estar em todo lugar, inclusive no bar!

Queremos criar esta tradição de um sarau científico, com bom chope, juntando cientistas e não-cientistas sobre temas interessantes.

Uso de PowerPoint está PROIBIDO!”

9. Atividades e eventos futuros

Em termos de planejamento a equipe vai procurar realizar os seguintes eventos:

  • 7a Edição do curso: início 16 de março (confirmado)
  • Palestra sobre divulgação científica (a definir)
  • Fórum Permanente sobre DC – vários divulgadores da ciência e membros da rede (provavelmente 2o semestre)
  • 2a Reunião dos administradores da rede – 2o semestre (a definir)
  • Palestra sobre design e blogging – 2o semestre (a definir)

10. Grupo de discussão no Facebook

Importante que todos participem do grupo de discussão do FB, é um meio rápido e fácil para troca de informações e agendamento de eventos (além de possibilitar as discussões). Mesmo que você não tiver um perfil e não goste da plataforma (como eu), crie uma conta com a foto do Miquei Máuss e pronto, você poderá ter acesso ao nosso grupo! 😉

O endereço do grupo é https://www.facebook.com/groups/1807335942843620/

Obs: O grupo é fechado, é preciso pedir autorização para entrar.

11. Ferramenta automatizada para postagens

Foi solicitado uma ferramenta que replique as postagens nas mídias sociais, automaticamente. Assim que o autor publicar um post, ele seria automaticamente replicado no Facebook, Twitter etc.  A equipe de suporte está buscando uma solução para isto e em breve dará um retorno.

12. …E fim

E, por fim, discutimos as experiências de cada um, o que foi bastante rico, tanto para nós, equipe de suporte, como para os outros membros da rede. Muitas ideias e reflexões surgiram durante as exposições e serviu para conhecer melhor as aspirações, duvidas e problemas de cada um presente.

Continuamos com o suporte constante e esperamos que venham nos visitar, para tirar dúvidas ou para tomar um cafezinho no (EA)2.

Agradecemos a todos que separaram um tempinho para participar da reunião! Bons trabalhos a todos!

(Espero não ter esquecido alguma coisa importante, se lembrarem de algo, por favor comentem ou me mandem mensagem que eu corrijo!)

4 Comments

  1. Thiago Oliveira da Motta Sampaio 24 de fevereiro de 2017 Reply
  2. Cláudia Alves 2 de março de 2017 Reply
  3. Natalia Costa Rugnitz 7 de março de 2017 Reply
  4. eriquinha 10 de março de 2017 Reply

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.