Integração ao Blogs de Ciência da Unicamp

Essa postagem reúne informações, bibliografias e materiais que compõem a Integração do Blogs de Ciência da Unicamp.

O que é a Integração ao Blogs de Ciência da Unicamp?

Trata-se de um evento que pode ser realizado de forma online ou presencial conforme a disponibilidade da equipe do Blogs de Ciência da Unicamp.

Este evento pretende preparar o futuro blogueiro e divulgador científico a realizar as atividades de divulgação científica no portal.

A ementa é composta por assunto como: Introdução à divulgação científica, Introdução ao mundo dos blogs, Introdução e utilização da ferramenta WordPress e seus recursos, Direitos e uso de Imagens, Estratégias de Divulgação e Escrita.

O projeto Blogs de Ciência da Unicamp estabelece algumas regras de participação que podem ser conferidas na RESOLUÇÃO, no COMO PARTICIPAR e REGRAS PARA PUBLICAÇÃO

CRÉDITOS E IDENTIDADE VISUAL – Os Blogs que integram a Rede de Blogs de Ciência da Unicamp precisam, obrigatoriamente, fazer referência ao projeto e ao portal. Portanto, é preciso seguir algumas orientações

O nosso ISSN é 2526-6187 

O Blogs de Ciência da Unicamp possui ISSN portanto pode ser incluso em produção acadêmica como o item “Educação e Popularização da C&T” no Lattes. 

Mas atenção SOMENTE os textos incluídos no portal geral (https://www.blogs.unicamp.br/) possuem o ISSN. Após a publicação eles recebem o número de volume, número e ano. Já as postagens inclusas em especiais ou ficam nos blogs individuais NÃO recebem o ISSN.

A decisão sobre qual postagem é enviada para o portal geral e redirecionada as redes sociais do projeto é da administração do projeto.

O BLOGS DE CIÊNCIA DA UNICAMP

Materiais importantes para o futuro blogueiro e divulgador científico

Contato com a equipe administrativa:

  • O contato com a equipe administrativa é feita preferencialmente pelo grupo do Telegram.
  • Se você ainda não faz parte do grupo do Telegram, solicite o link a equipe administrativa através do e-mail: blogs@unicamp.br

Materiais apresentados na última integração (1º sem 2022)

Dia 1 – Divulgação Científica

Dia 2 – Blogs e o Projeto Blogs de Ciência da Unicamp

Dia 3 – Direitos Autorais e Imagens

Dia 4 – WordPress e Legibilidade

Dia 5 – Divulgação da Divulgação Científica

Materiais apresentados no Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência – EBDC

1º Mesa: A divulgação científica em rede e na rede – Convidados: Aline Ghilardi (UFRN), Caroline Nascimento e Luana Maciel Fonseca (Army Help The Planet), Marina Monteiro (Dragões de Garagem)
Mediação: Erica Mariosa (Blogs de Ciência da Unicamp)

2º Mesa: Museus e centros de ciências como espaço de divulgação científica – Convidados: Débora D’Avila Reis (UFMG), Joice Bispo Santos (Museu Goeldi), Maria Alice da Silva Paulino (Centro de Ciência e Saberes Karapãna) Mediação: Luiz Bento (Cecierj)

3º Mesa: Jornalismo e divulgação científica: uma parceria contra a desinformação – Convidados: Sabine Righeti (UNICAMP), Luiza Caires (USP), Alfredo Nastari (Scientific American Brasil) Mediação: Ana de Medeiros Arnt (Unicamp)

4º Mesa: A teoria e a prática na divulgação científica – Convidados: Germana Barata (UNICAMP), Yurij Castelfranchi (UFMG), Carla Almeida (Fiocruz) Mediação: Graciele Almeida de Oliveira (RedeComCiência e Fundação Carlos Chagas)

Biblioteca

Introdução à divulgação científica

Introdução ao mundo dos blogs

Introdução e utilização da ferramenta WordPress e seus recursos

Imagens – Direitos e usos

Banco de Imagens gratuitas 

Estratégias de Divulgação e Mídias Sociais

Escrita e Linguagem

Eventos e Mini Cursos

Outras informações importantes e sugestões de bibliografia

Como fazer citação do nosso conteúdo

Texto de Blog
  • Carneiro, Erica Mariosa. Integração ao Blogs de Ciência da Unicamp. Blogando e Aprendendo, Campinas, 25 out. 2021. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/blogando/integracao-ao-blogs-de-ciencia-da-unicamp/. Acesso em: 01 nov. 2021.
  •  
Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *