A divulgação começa por você

A equipe de voluntários do projeto “Blogs de Ciência da Unicamp” ajuda a divulgar seu trabalho, fazendo a repostagem no blog agregador e nas redes sociais (facebook, twitter e G+ –  1 post por dia, em ordem de postagem). Mas o alcance das publicações aumenta quando cada membro do blogring contribui neste sentido. Em nosso Curso de Blogs Científicos conversamos sobre a importância da divulgação cientifica e como as redes sociais podem ajudar a divulgar o conteúdo de seu blog.
Lembrando que não basta só gerar conteúdo mas também levá-lo ao máximo de pessoas possíveis, as redes sociais possibilitam ferramentas baratas e práticas, que atingem grupos de pessoas que possuem interesse no assunto que você pesquisa e/ou apresenta no blog. E é interagindo com o seu próprio conteúdo que a divulgação científica começa a apresentar resultados promissores. Confira abaixo 5 sugestões para iniciar sua divulgação:

bigstock-Like-and-Share-Thumbs-Up-444903821- Curta e compartilhe seu próprio post: Ao curtir e compartilhar seus amigos de redes sociais recebem em seus feeds de notícias seu conteúdo e passam a poder conhecê-los e interagir.

comentarios2- Comente e responda seu conteúdo: A internet é uma via de mão dupla, seus leitores podem e vão querer conversar sobre o seu conteúdo, fique de olho em comentários e não deixe de responder, esclarecer e até sugerir outras leituras… Além de aumentar sua visibilidade o leitor se sentirá elogiado em receber suas palavras e sanar suas dúvidas.

Apresentação13- Coloque um post fixo com o link para o seu blog na sua rede social: Através do post fixo seu leitor pode encontrar facilmente o link para o seu blog ou recomendá-lo, é interessante também usá-lo como um resumo do conteúdo do seu blog.

Apresentação1
https://www.facebook.com/descascandoaciencia

4- Tenha uma página para o seu blog nas redes sociais: Para melhorar ainda mais o desempenho de seu blog, você pode criar uma página sobre ele nas redes sociais. Não é preciso ter uma página em cada rede social que conheça, escolha apenas uma, aquela que seja mais próxima do seu dia a dia e crie uma página, sempre que postar um conteúdo em seu blog, copie o Lead ou uma frase chamativa, o link e poste na página.

Apresentação15- Recomende e comente outros blogs:  Seus leitores também podem se interessar por conteúdos de colegas, então que tal compartilhar e até comentar os posts de outros blogs, além de atualizar seu leitor, você estará prestigiando seu colega e contribuindo para o trabalho dele.

 

Sem dúvida a internet traz retorno ao seu trabalho, além de divulgar seu conteúdo para um público interessado em ciência e difícil de ser atingido por outros meios, esta ferramenta não irá consumir os recursos financeiros de seu projeto. Mas é preciso lembrar que a divulgação dará resultados progressivos mediante a dedicação a ela. Através do plugin de estatísticas (piwik) disponibilizado por nossa equipe é possível saber o desempenho de sua página. E caso tenha dúvidas nos envie um e-mail ou utilize o fórum.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.