Tooltipy: como criar um glossário

Muitas vezes, ao escrever, nos deparamos com palavras que precisam ser contextualizadas e conceituadas para que o leitor compreenda mesmo o que queremos dizer. Nem sempre é possível driblar os termos técnicos, não é mesmo?

Dessa forma, recomendamos que seja criado um glossário no seu blog com o novo plugin Tooltipy. Veja como configurá-lo abaixo.

No Painel do Administrador, clique em Tooltipy Adicionar.
Dê o título – que deverá ser o termo usado no post – e escreva resumidamente seu conceito. Antes de salvá-lo, se atente a alguns detalhes (em destaque na imagem):

Imagem 1
  1. Synonyms: nesse campo, você poderá adicionar sinônimos ou outras possíveis entradas do mesmo termo. Se houver mais de um sinônimo, é preciso separá-lo por barras (|), sem espaço, como se vê na imagem.
  2. Case Sensitive: faz com que o termo não seja reconhecido no texto caso haja alguma letra em maiúscula ou minúscula.
  3. Youtube video ID: há a possibilidade de adicionar um vídeo, que aparecerá no balão explicativo para o leitor (imagem 2). Para isso, copie e cole do link do Youtube somente o código que aparece depois de /watch?v=.
  4. Families: funciona como as categorias dos posts, facilitando a organização.
  5. Imagem destacada: além do vídeo, você também pode adicionar uma imagem de destaque para o termo, que aparecerá no balão.

Depois de adicionado, não se esqueça de salvá-lo. Quando você digitar seu post e incluir o termo, ele será automaticamente reconhecido pelo plugin. Assim, quando fizer a publicação, ele vai aparecer da seguinte forma:

Imagem 2

Você pode editar, em Configurações, algumas opções de aparência do balãozinho, como mostram as imagens abaixo.

• Na barra Style, em Keyword style, escolha a cor do termo em destaque no post e a cor do texto do balão (tooltip) em Description tooltip style (imagem 3).
  • Na barra Options, selecione a posição do tooltip no texto em Tooltip position (imagem 4).
  • Animation é como o balão irá aparecer no seu post, como funcionam as animações de PowerPoint. Você pode escolher entre deslizar da esquerda, ou de cima para baixo, ou aparecer em zoom… (imagem 4)
  • Na barra Glossary (imagem 5), você irá personalizar a aparência do seu glossário. Você pode escolher a quantidade de termos por página (Keywords per page).

Salve todas as configurações.

Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5

Finalmente, para inserir seu glossário no menu principal, crie uma página com o título do seu glossário e inclua o código [ kttg_glossary ] (sem espaços!) no campo do texto.

Imagem 6

Depois, vá para as configurações do seu menu principal e inclua a nova página. Salve suas alterações.

Imagem 7

Pronto! Agora você pode usar seu novo glossário e tornar seus posts cada vez mais acessíveis a qualquer tipo de público. 🙂

Imagem 8

Add a Comment