A Ciência pelos olhos da Profa. Dra. Leonilda Santos

Hoje trago para vocês a Profa. Dra. Leonilda Santos, graduada em Ciências Biológicas, mestre e doutora em Ciências pelo Curso de Pós graduação em Imunologia pela UNIFESP e pós-doutora pelo Center for Neurologic Diseases da Harvard Medical School em Harvard-USA. Ela é docente e pesquisadora do Instituto de Biologia na Unicamp desde 1985. Sua linha de pesquisa é unica no país, pois busca desvendar os mecanismos imunológicos envolvidos no processo de desmielinização tanto na Esclerose Múltipla quanto no modelo experimental da doença, a Encefalomielite experimental auto-imune (EAE); ampliando o conhecimento da biologia da doença. Autora de artigos de impacto na Neuroimunologia (Fator H 22), detém o respeito e admiração pelos colegas da área; o que atesta a importância de sua pesquisa.
Abaixo, reproduzo, na íntegra as respostas e perguntas sobre escolhas, inspirações, dificuldades e o sentido da ciência.
Cientista – era isso que você queria ser quando crescesse?
Meu interesse pela pesquisa científica teve início durante o segundo grau. Nessa epóca, comecei a trabalhar no laboratório de Patologia Clínica do Hospital São Paulo, na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), e fiquei fascinada pela Imunologia. O estudo da Imunologia celular estava no início e eu abracei essa área da Imunologia para ser minha linha de pesquisa … para o resto de minha vida!
Algum cientista ou descoberta científica a inspirou na escolha dessa carreira?
Sim. Tenho grande admiração e respeito pela cientista Marie Skłodowska Curie. Inclusive, eu também fui aprovada no vestibular para estudar Física, mas o entusiasmo e amor pela Biologia e Imunologia foram mais fortes.
Você já enfrentou alguma dificuldade enquanto cientista por ser mulher?
Sim, mas acredito que a dificuldade enfrentada é comum à maioria das mulheres, cientistas ou não. Isso é: conciliar a vida profissional com a vida pessoal, principalmente com a maternidade. O cuidado pela família e a educação dos filhos ainda é prerrogativa das mulheres e essa jornada dupla requer esforço e dedicação.
Descreva, em poucas palavras, a ciência pelas olhos da Profa. Dra. Leonilda Santos.
A Ciência é a busca incansável pelo conhecimento. As pessoas, que como nós tiveram o privilégio de escolher esse caminho, encontrarão pela frente inúmeras razões para serem felizes. Como, por exemplo, as perguntas científicas que estão sempre presentes e a formação de novos pesquisadores. Com certeza, ser cientista nunca será um trabalho tedioso.
0 comentário