Como participar?

O projeto Blogs de Ciência da Unicamp é composto por voluntários que atuam como editores, criadores de conteúdo e mantenedores de um portal de blogs de divulgação científica.

Donos de blogs individuais agregados à rede, esses voluntários são responsáveis pelo seu conteúdo, que deve ser obrigatoriamente de Divulgação Científica (excluem-se aqui blogs de cunho pessoal ou de divulgação institucional).

Para integrar a rede como editor de um blog, é preciso participar do processo de integração que é realizado todos os semestres pelo voluntariado do Labjor e do EA2.

Abaixo, colocamos algumas informações sobre o projeto:

1. Alguns dados até o momento (outubro/2018)

2. Que tipo de conteúdo é permitido nos blogs da rede?

É permitido apenas conteúdo de divulgação científica, o qual se distingue do texto jornalístico puro e da comunicação científica acadêmica.

Esse gênero textual tem como público-alvo o cidadão comum, não especializado.

Para entender melhor:

“A comunicação científica visa, basicamente, à disseminação de informações especializadas entre os pares, com o intuito de tornar conhecidos, na comunidade científica, os avanços obtidos (resultados de pesquisas, relatos de experiências, etc.) em áreas específicas ou a elaboração de novas teorias ou refinamento das existentes. A divulgação científica cumpre função primordial: democratizar o acesso ao conhecimento científico e estabelecer condições para a chamada alfabetização científica. [Ela] Contribui, portanto, para incluir os cidadãos no debate sobre temas especializados e que podem impactar sua vida e seu trabalho”. (Bueno, 2010)

Logo, dos blogs da rede, somente conteúdos de divulgação científica vão para o portal www.blogs.unicamp.br e para os demais meios de divulgação.

3. Quem pode participar?

Toda a comunidade da Universidade Estadual de Campinas pode participar, mas somente docentes, pesquisadores, mestrandos, pós-doutorandos, doutorandos podem possuir um blog próprio.

Funcionários, graduandos e convidados podem integrar o projeto como voluntários de manutenção, de suporte e de divulgação, além de poderem participar de blogs de docentes, pesquisadores e pós-graduandos, sob a responsabilidade desses. Existem exceções, caso o funcionário ou graduando já possua um envolvimento comprovado com iniciativas de divulgação científica

4. Como funciona o voluntariado?

O projeto é todo conduzido por voluntários de diferentes áreas e categorias. Eles auxiliam na manutenção da plataforma, no apoio aos usuários da rede, na divulgação de conteúdo, e na aplicação do curso.

Aqui todos podem ajudar.

5. Quando e como são realizadas as integrações à rede

O interessado deve preencher o formulário abaixo e a coordenação do projeto convoca um grupo limitado para o processo de integração, que são encontros para discussão do projeto e funcionamento da plataforma.

Durante os encontros, além de entenderem os objetivos e o funcionamento do projeto, os candidatos a bloggers recebem acesso a seus blogs individuais e aprendem a mexer na ferramenta (caso necessitem). Eles também recebem uma introdução sobre os assuntos de divulgação científica nos meios tradicionais e de divulgação científica através de blogs.

6. Como funcionam o encontros

Os encontros ocorrem presencialmente e materiais complementares são passados virtualmente, caso necessário (vídeo aulas e tutoriais).

No primeiro dia do encontro (presencial e obrigatório), são dadas palestras sobre divulgação cientifica e blogging. Nos dias subsequentes, o interessado recebe informações sobre produção de texto, uso de imagens, direitos autorais e instruções de manuseio da plataforma. Alguns tutoriais são disponibilizados online, para atender àqueles que têm pouco tempo disponível para os encontros presenciais e também àqueles que têm dificuldades para se deslocar.

Além dos primeiros encontros, podem ser agendados períodos presenciais adicionais onde os interessados terão suas dúvidas sanadas, para que possam começar a produzir conteúdo em seus blogs sem dificuldades.

7. Integrações ao Projeto

Processo de Integração à Rede.

O próximo encontro ocorrerá em 16 e 17 de Outubro no EA2. As vagas são limitadas e a inscrição para o projeto não garante o direito de participação.

As Inscrições devem ser feitas através desse formulário: https://goo.gl/forms/dS6nougCSJut3Qs83

Outras Informações: blogsdecienciadaunicamp@gmail.com

Ementa: Introdução à divulgação científica, Introdução ao mundo dos blogs, Introdução e utilização da ferramenta WordPress e seus recursos, Direitos e uso de Imagens, Estratégias de Divulgação, Qualidade do Texto e Integração ao Projeto.

Faça parte dessa equipe!

Share