A batalha de Kruger: exemplo de motivação e resiliência

Recentemente aqui e aqui no Blog, tenho falado sobre o conceito de resiliência para a área do comportamento animal e a relação entre esse conceito e a resposta de motivação dos animais pelos recursos/características ambientais. Vimos como essa relação pode ser usada como uma boa ferramenta para buscar melhores condições de bem-estar para os animais, a partir de seus próprios referenciais, considerando a abordagem dos testes de motivação (esforço) vista na literatura da área. Hoje, trago para vocês a indicação de um vídeo do youtube que apresenta uma cena bem complexa em que um grupo de leoas tenta caçar um filhote que é aparentemente de búfalos. No entanto, pelo que se vê no vídeo, quando o grupo de leoas parece já ter ganhado a presa, um crocodilo aparece e tenta roubá-la. Por fim, o agrupamento de búfalos ao qual provavelmente o filhote pertencia, retorna e confronta o grupo de leoas, conseguindo a libertação do filhote. Esse vídeo é um claro exemplo de como os animais podem estar motivados para acessar ou conseguir algo, a ponto de se colocarem em risco para obtê-lo.

A partir disso, percebam que a motivação para acessar o alimento pelas leoas, que no caso do vídeo foi o aparente filhote de búfalo, era alta, sendo que elas conseguiram, ao serem persistentes, vencer a disputa da presa em potencial com o crocodilo. Por outro lado, veja também que a motivação do grupo de búfalos pelo filhote, possivelmente movido pela motivação da mãe em si, foi tão alta a ponto dos indivíduos se colocarem em potencial risco ao voltarem, sendo que alguns até mesmo confrontaram mais diretamente as leoas. Veja que a perda de um filhote por uma mãe, especialmente no caso de espécies que tem poucos filhotes e que despendem muita energia para criá-los até que se tornem independentes, representa um alto custo em termos de sucesso reprodutivo, o que potencialmente seria uma explicação, ao menos plausível, para uma alta motivação da mãe na tentativa de recuperar seu filhote vivo.

Lembrem-se sempre que o olhar científico sobre os comportamentos dos animais deve ser objetivo, racional e buscar possíveis causas que possam explicá-los de forma que faça sentido tanto do ponto de vista evolutivo quanto do ponto de vista de quais seriam os mecanismos plausíveis pelos quais tais comportamentos seriam deflagrados. Não deixem de conferir o vídeo abaixo!

 

Fonte: youtube