Matérias Jornalísticas

Este espaço é dedicado à indicação de notícias, reportagens, entrevistas, entre outros materiais jornalísticos ou de divulgação científica interessantes sobre comportamento e bem-estar animal. Esses materiais certamente complementam o conteúdo do Blog e trazem informações de qualidade. Tem matérias minhas e de outras pessoas.

 

1) Entrevista com o professor Stelio Luna, médico veterinário que é docente na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, campus de Botucatu (SP). Stelio coordena um grupo de pesquisas sobre Dor e Qualidade de Vida em Animais.

Acesse: Quanta dor os animais sentem?

2) Reportagem sobre sofrimento na criação e no abate de animais de produção. Apesar do Brasil ser um dos maiores produtores e consumidores de carne de boi, de porco e de frango no mundo, diversas práticas no sistema de produção ainda causam dor e sofrimento a esses e outros animais de produção.

Acesse: Sofrimento na criação e no abate de animais ainda é grande no Brasil

3) Reportagem sobre as influências da pandemia causada pelo novo coronavírus sobre a atitude dos tutores em relação aos seus pets, do abandono à adoção. Ambos tem crescido na pandemia, sendo que há o risco do abandono crescer ainda mais no pós-pandemia.

Acesse: Pandemia aumenta abandono, mas também adoção de pets

4) Entrevista com Alexandre Rossi, o famoso Dr. Pet da TV, que é zootecnista e especialista em comportamento de animais domésticos. Alexandre também é mestre em Psicologia e desenvolvou o método de adestramento inteligente para adestrar pets ou outros animais. Na entrevista ele fala sobre os cuidados que devemos ter com os pets durante a pandemia, tanto com relação à saúde física quanto mental.

Acesse: Animais de estimação também enfrentam desafios durante a pandemia

5) Notícia sobre artigo científico publicado que aborda a questão da dor em jumentos castrados, algo que traz um forte apelo para o bem-estar desses animais que são muitas vezes esquecidos ou tidos como animais ‘rústicos’ e resistentes à dor.

Acesse: Pesquisa investiga como jumentos expressam dor

6) Notícia sobre artigo científico publicado que traz uma escala baseada na expressão comportamental de porcos que permite identificar objetivamente a intensidade de dor que esses animais podem estar sentindo. A pesquisa aponta um valor de ponto de corte bem definido da escala que dá suporte para a decisão sobre a necessidade ou não de analgésicos para aliviar a dor desses animais.

Acesse: Pesquisadores desenvolvem escala comportamental para avaliar dor em porcos

7) Entrevista com o professor Stelio Luna, médico veterinário que é docente na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, campus de Botucatu (SP), e que pesquisa sobre acupuntura veterinária há cerca de 30 anos. A entrevista aborda o efeito da acupuntura no tratamento da dor e outros problemas de saúde em animais domésticos, algo especialmente importante em casos em que não há outra opção de tratamento. Os resultados positivos, tanto nas pesquisas quanto na clínica são abordados.

Acesse: Acupuntura é eficaz para tratar dor em animais e não apresenta efeitos adversos

8) Reportagem que aborda as pesquisas sobre as escalas de avaliação de dor com base na expressão comportamental de diversas espécies de animais que vêm sendo desenvolvidas pelo grupo coordenado pelo prof. Stelio Luna, docente da Unesp de Botucatu (SP). O texto aborda um breve histórico do estudo da dor em animais e dessas escalas, traz os destaques do grupo coordenado por Stelio na área e também informações sobre a pesquisa com gatos que originou a primeira escala publicada pelo grupo.

Acesse: Escalas de dor são usadas para reduzir o sofrimento dos animais na recuperação de cirurgias

9) Reportagem sobre um novo aplicativo que está para ser lançado e que permite ao usuário avaliar a dor que o animal está sentido apenas com base na observação dos comportamentos do animal. O aplicativo foi desenvolvido com base nas escalas de avaliação de dor que o grupo de pesquisas do prof. Stelio Luna da Unesp de Botucatu (SP) vêm desenvolvendo. O aplicativo foi construído com base na escala de avaliação de dor em gatos, mas no futuro deverá incluir escalas para avaliar outros animais domésticos e de produção.

Acesse: Aplicativo permite avaliar a dor nos animais

10) Reportagem do El País que discute de forma interessante a questão da possibilidade do altruísmo no reino animal. O texto traz várias abordagens: o altruismo das mães pelos filhotes, entre parentes, entre indivíduos da mesma espécie ou ainda entre indivíduos de espécies diferentes. A reportagem foca em mostrar que do ponto de vista evolutivo, o altruista geralmente tem algum ganho, seja em termos genéticos (ajudar o parente ajuda na disseminação dos próprios genes e quanto maior o parentesco, maior é o benefício) ou por ser uma colaboração mútua, que deve gerar benefícios para o altruísta em outros momentos. Mas o texto também traz alguns exemplos de casos esporádicos em que o altruísta aparentemente não ganha nenhum benefício, apresentando possíveis explicações biológicas interesantes para esses casos.

Acesse: É possível o altruísmo entre animais?

11) Interessante reportagem da BBC News Brasil que aborda a capacidade dos animais de entenderem e lidarem com números na natureza. O texto é bem completo e traz inúmeros exemplos que ultrapassam o reino animal e chegam até às bactérias, mostrando que essa capacidade é adaptativa para a reprodução e sobrevivência dos animais, o que justifica sua ocorrência em tantas outras espécies do ponto de vista evolutivo. O conteúdo da reportagem, portanto, mostra que essa habilidade de trabalhar com números não é ligada especificamente a nossa linguagem humana. Não é porque os animais não se comunicam com a nossa linguagem que não são capazes de lidar com números de alguma forma. Não deixe de conferir o texto completo.

Acesse: A surpreendente maneira como os animais compreendem os números

12) Reportagem sobre o uso de ozonioterapia e óleo de Cannabis no tratamento de dor e outros problemas de saúde em animais, especialmente em pets. Tanto o tratamento com ozonio quanto o uso de canabinóides, que são derivados de plantas do gênero Cannabis (incluindo a conhecida maconha), têm mostrado resultados muito promissores na prática e são embasados em trabalhos científicos de qualidade. Agora temos até uma associação brasileira de ozonioterapeutas veterinários e uma associação que está se formando na América Latina relacionada ao tratamento veterinário com canabinóides. Esses tratamentos alternativos para dor são bem interessantes porque tem se demonstrado tão eficazes quanto os tratamentos convencionais com analgésicos.

Acesse: Ozonioterapia e óleo de Cannabis são técnicas promissoras para aliviar dor em animais

13) Entrevista com o professor Stelio Luna da Unesp de Botucatu sobre avaliação de dor em animais de estimação através do uso das escalas que seu grupo de pesquisas vem desenvolvendo ao longo dos anos. Essas escalas são ferramentas baseadas na expressão comportamental dos pets e podem ser facilmente utilizadas pelos próprios tutores dos animais. Para isso basta saber observar os comportamentos dos animais e registrar nas escalas as descrições que mais batem com os comportamentos. O uso dessas ferramentas ajuda a melhorar a qualidade de vida dos pets. O grupo de pesquisas do professor Stelio vem trabalhando com escalas para cães, gatos e até coelhos! Confira a entrevista completa:

Acesse: Pesquisadores da Unesp desenvolvem escalas validadas para avaliar dor em animais de estimação

14) Notícia publicada na página de notícias da FMVZ (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia) da Unesp de Botucatu que traz a escala para avaliação de intensidade de dor em ovelhas a partir da expressão comportamental desses animais. A escala foi desenvolvida pelo grupo de pesquisas coordenado pelo prof. Stelio Luna da Unesp de Botucatu (SP). As ovelhas são animais que muitas vezes passam por procedimentos dolorosos, seja na criação como animais de produção ou como modelos de pesquisa científica para testes pré-clínicos, mas, embora sintam dor, expressam isso de forma mais sutil do que outros animais. Por isso, a escala publicada recentemente é uma importante ferramenta para ajudar a avaliar e tratar a dor adequadamente nesses animais. Veja a notícia:

Acesse: Pesquisadores desenvolvem escala para avaliar dor em ovelhas

15) Esta reportagem explora o grave problema do aumento do abandono dos animais de estimação durante a atual pandemia do coronavírus. Os motivos apontados como causa do abandono relacionados à pandemia são diversos, incluindo cortes de gastos por perda de emprego, mudança de residência para casa de parente que não aceita animais, medo de que os animais transmitam o vírus, morte dos donos pela doença… E com o aumento do abandono, outros problemas também estão sendo agravados, como acidentes automobilísticos envolvendo animais e lotação nos abrigos de cães e gatos. Por outro lado, a procura pela adoção de animais de estimação também tem aumentado na pandemia na buscar por uma companhia neste momento de isolamento social. Veja a reportagem completa notícia:

Acesse: A ‘epidemia de abandono’ dos animais de estimação na crise do coronavírus

15) Abaixo segue a indicação de um episódio do podcast Oxigênio, do Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) – Unicamp, que aborda a ciência por trás do bem-estar animal. Esse episódio, que se chama ‘Afinal, o que é bem-estar animal?’, traz conceitos importantes da área, bem como fatos históricos relevantes, de forma leve. O programa aborda questões relacionadas aos animais em diferentes situações, como os de produção, de laboratório ou mesmo os de estimação. Para trazer todas essas informações, os jornalistas que conduzem o episódio entrevistaram um médico veterinário, que é docente na Unesp e que coordena um grupo que faz pesquisas com avaliação e tratamento da dor em diversas espécies de animais domésticos. Os jornalistas também entrevistaram uma zootecnista, doutoranda em Zootecnia, que pesquisa comportamento e bem-estar em equinos; um médico veterinário, doutorando em Biotecnologia Animal, que também faz pesquisas sobre dor em animais; e uma psicóloga que é adestradora de pets. Confira o episódio completo no link abaixo:

Acesse: Afinal, o que é bem-estar animal?

16) A reportagem “Pesquisadores da Unesp desenvolvem escalas que são referências mundiais na avaliação de dor em animais”, publicada no blog Natureza Crítica da rede de blogs de Ciência da Unicamp, traz informações interessantes sobre as escalas de avaliação de dor em animais domésticos. Essas escalas são ferramentas importantes para saber, de forma mais objetiva, se um animal está ou não com dor, o que é muito relevante em termos de evitar ou ao menos minimizar o sofrimento dos animais. As escalas de avaliação de dor são ferramentas baseadas na expressão comportamental dos animais. O foco da reportagem é nas pesquisas desenvolvidas pelo grupo coordenado pelo prof. Stelio Luna na Unesp, campus de Botucatu (SP). O grupo vem desenvolvendo e validando essas escalas há décadas e, com isso, tem ganhado destaque mundial na área, especialmente com a escala para avaliação de dor pós-operatória em gatos e em bovinos. Veja a matéria completa no link abaixo:

Acesse: Pesquisadores da Unesp desenvolvem escalas que são referências mundiais na avaliação de dor em animais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *