A importância de nos colocarmos como integrantes do ambiente e do reino animal

Hoje trago para vocês a indicação de um vídeo que é uma TED talk apresentada pela Dra. Jane Goodall (Valerie Jane Morris Goodall), que é uma reconhecida e famosa primatóloga, etóloga e antropóloga britânica. A Dra. Jane é famosa por ter estudado a campo, de forma pioneira, a vida social e familiar dos chimpanzés (Pan troglodytes) em Gombe, Tanzânia (África), ao longo de 40 anos. Seus trabalhos trouxeram uma contribuição inestimável para o avanço dos conhecimentos sobre a aprendizagem social e a cultura dos chimpanzés em ambiente natural. O seu trabalho é muito reconhecido internacionalmente, sendo que ela já foi homenageada em muitas ocasiões com honrarias acadêmicas e prêmios científicos.

Nesta TED, a Dra Jane Goodall nos lembra que os chimpanzés são os animais mais parecidos com o homem. Nesse sentido, ela destaca a grande semelhança que temos com eles em diversos aspectos comportamentais, tais como aprendizagens extremamente complexas, grande dependência infantil dos adultos por anos, posturas e gestos muitas vezes idênticos aos nossos, incluindo até mesmo a “brutalidade extrema” em alguns casos. A partir disso, ela nos lembrra que os chimpanzés nos ajudam a compreender que não há uma linha nítida de separação entre nós, humanos, e os demais animais. O que reforça minhas postagens recentemente feitas aqui e aqui no Blog sobre a ideia de nos colocarmos em meio e não separados dos demais animais. Em seguida, ela nos mostra como a condição humana está relacionada a forma como as pessoas podem enxergar o planeta e os demais animai; apenas quando a condição humana é ao menos minimamente razoável é que temos chance de prestar atenção em questões de conservação e preservação de outras espécies.

Num segundo momento de sua talk, ela nos lembra que mesmo com toda nossa reconhecida capacidade e inteligência, estamos ainda destruindo o nosso planeta e, a partir disso, questiona: “Haveria uma desconexão entre nosso cérebro, que é tão extraordinário, e o nosso coração, no sentido subjetivo do termo?” A partir disso ela nos lembra que cada um de nós faz a diferença em cada dia que se passa, pontuando que sempre temos uma escolha, aquilo que pessoas em péssimas condições de vida, não têm. Assim, a responsabilidade da mudança, inclusise visando um melhor planeta para o futuro de nossa espécie, cabe a nós. A mensagem final que nos passa é a de que está tudo interligado, ou seja, melhorar as condições de vida das pessoas necessitadas, preservar e conservar o ambiente e outras espécies são relações interdependentes.  Precisamos apenas perceber isso. Não deixem de conferir o vídeo, que traz essa mensagem tão relevante de uma cientista tão renomada e reconhecida por seus trabalhos.

Fonte: TED talks