A importância de rever nossos conceitos

Em se tratando de bem-estar animal, é sempre importante lembrar que a ciência por trás desse conceito é relativamente recente, com início em meados da década de 60. Por isso, ainda há muito para ser investigado e, portanto, mais claramente estabelecido e incorporado na ciência. Nesse contexto, fica clara a importância de rever nossos conceitos, buscar novas informações, ler novos artigos e livros relacionados ao bem-estar animal de tempos em tempos… Não devemos nos fechar com base naquilo que já conhecemos. Isso é válido em qualquer área, obviamente, mas naquelas em que os estudos científicos são mais recentes, é ainda mais evidente…

A partir da evolução do conceito de bem-estar animal ao longo dos anos (veja aqui no Blog), fica mais clara ainda a importância de sempre revermos nossos conceitos. Veja que no início o bem-estar era visto apenas com base em condições físicas/fisiológicas dos animais, passando por conceitos que focaram na expressão comportamental dos animais e, mais posteriormente, incluindo o estado psicológico – inclusive as emoções – no conceito de bem-estar animal. Isso mostra como as coisas podem ir mudando ao longo do tempo… Lembre-se: em se tratando de Ciência, independentemente da área, o conhecimento científico é provisório e pode mudar ao longo do tempo… Ainda mais quando pensamos numa Ciência tão recente quanto o bem-estar animal!

Além disso, estar com a mente aberta e rever nossos conceitos pode nos levar a uma melhor e mais completa compreensão sobre conceitos importantes relacionados ao bem-estar animal. É importante não ficar preso àquilo que assumimos como mais adequado. É claro que é nisso que nos basearemos para tomar decisões relacionadas à questões de bem-estar animal, ou seja, naquilo que julgamos como mais adequado com base no que sabemos sobre o bem-estar. Entretanto, não podemos deixar que isso nos impeça de estudar mais, discutir mais, ler mais e assim melhorar nossa compreensão acerca do bem-estar animal. Afinal, se burcamos melhorar o estado dos animais que estão sob nossos cuidados, de uma forma ou de outra, é nosso dever sempre buscar a melhor maneira de fazer isso.