A importância do uso da técnica de Enriquecimento Ambiental para animais cativos

Este comentário é da Eliana Ferraz Santos, bióloga, mestre e doutora em Zoologia pela UNESP, campus de Rio Claro (SP). Ela trabalha como zoóloga no Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) da Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura Municipal de Campinas. Eliana também é membro titular do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Campinas

Animais cativos muitas vezes podem parecer fisicamente saudáveis, porém suas necessidades psicológicas muitas vezes são ignoradas. A ideia de se aplicar Enriquecimento Ambiental (EA) para animais cativos é a de tentar estimular os indivíduos, visando evitar que passem por longos períodos de baixa estimulação, o que pode ocasionar perdas graduais de atenção. A importância desta técnica é melhorar o bem-estar físico e psicológico dos animais em cativeiro. Através do enriquecimento podemos permitir aos animais apresentarem mais comportamentos naturais, sendo que nesse caso passam maior tempo em atividade, o que lhes dá mais opção de escolha. O uso de EA também ajuda a reduzir estereotipias e outros tipos de comportamentos anormais. Com o uso adequado do Enriquecimento Ambiental, há também um aumento do comportamento de exploração e de brincadeiras. Ambientes enriquecidos promovem uma diversidade maior do repertório comportamental espécie-típico.

Hoje o enriquecimento é aplicado para quase todas as espécies animais que são mantidas em cativeiro, como animais em zoológicos, aquários, centros de reabilitações entre outros. É importante escolher o EA a ser empregado e adequar a complexidade do ambiente às características comportamentais e também à capacidade de cada espécie em interagir com o item de enriquecimento introduzido. Para isso é necessário conhecer muito bem o comportamento da espécie em questão, de forma a proporcionar estímulos biologicamente relevantes aos animais. Além disso, é importante avaliar o significado e a definição de como essas técnicas são úteis para melhorar a qualidade de vida dos animais.

Exemplos de animais de zoológico interagindo com diferentes enriquecimentos ambientais. Esses exemplos são de enriquecimentos usados pela própria Dra. Eliana no zoológico Bosque dos Jequitibás em Campinas (SP), na época em que foi coordenadora desse zoológico.