Adoção inesperada

Hoje gostaria de compartilhar com vocês aqui no blog um vídeo (fonte: youtube) onde podemos observar uma situação muito inusitada. Esse vídeo é de alguns anos atrás e ficou até conhecido, justamente por mostrar uma situação tão diferente… Assim, gostaria que vocês assistissem o vídeo todo (não é longo, tem menos de 5 min) e, na semana que vem, eu postarei um comentário meu em Pontos de Vista comentando o que eu acho que pode cientificamente explicar o que ocorre na situação mostrada no vídeo. A narração apresentada no vídeo está em inglês e, caso vocês tenham dificuldade para compreendê-la, não se preocupem, pois poderão entender tudo o que se passa no vídeo sem a necessidade da narração.

Sem mais delongas, vou explicar brevemente o que vocês verão no vídeo abaixo. Um leopardo está inicialmente caçando uma presa, no caso, um primata (que parece ser um babuíno). A caçada é bem sucedida, mas, assim que o leopardo começa a arrastar sua presa já morta, um filhote vivo cai do corpo da presa, que então podemos identificar como sendo uma fêmea morta de babuíno. Em seguida, surpreendentemente, vemos que o leopardo, além de não devorar o filhote – algo que seria muito fácil, pois o filhote estava completamente indefeso -, ainda passa supostamente a cuidar dele… 

A partir disso, gostaria que vocês assistissem o vídeo com calma e refletissem pensando em uma explicação que seria plausível para tal fato tão inusitado… 

 

Fonte: youtube