É possível existir senso de moral em animais?

Hoje deixo aqui para vocês a indicação de um vídeo muito interessante para refletirmos sobre a possibilidade de pelo menos alguns animais apresentarem senso de moralidade, ao menos em algum grau. Esse vídeo nos mostra uma fala (TED) do prof. Frans de Wall, um renomado etólogo especialista em comportamento de primatas, em que ele aborda exatamente esse aspecto. Ao longo de sua fala, o prof. Frans nos apresenta exemplos de situações observadas em primatas e até em elefantes em ambientes naturais ou, principalmente em situações experimentais, que demonstram a provável ocorrência das principais características que devem fazer parte do senso de moral, tais como empatia, cooperação, consolo, tendências pró-sociais, senso de justiça e reciprocidade.

Ao longo dos exemplos, que têm base em pesquisas científicas, o Dr. Frans de Wall nos mostra que realmente é possível que o senso de moral não seja uma característica exclusiva de seres humanos, o que, de fato, faz sentido do ponto de vista evolutivo. Afinal, como é sempre bom lembrar, a evolução normalmente caminha a passos curtos e graduais, o que nos indica que o senso de moral no grau complexo em que podemos observá-lo na espécie humana deva ter surgido anteriormente na escala evolutiva, mesmo que de forma menos complexa e até mais imcompleta. Inclusive, faz sentido pensar que primeiramente apenas uma ou duas das características essenciais que parecem compor o senso de moral devam ter surgido e se mantido ao longo das gerações por conferirem vantagens adaptativas aos animais. E provavelmente, apenas posteriormente outras características vantajosas e que devem fazer parte da construção do senso de moralidade devam ter surgido e sido incorporadas e mantidas. Ao menos esse é um cenário que parece plausível. Veja, se um animal for “cooperativo”, “justo”, apresentar “tendências pró-sociais” ou mesmo “consolar” outros indivíduos em situações difíceis, podemos imaginar que, por reciprocidade, talvez ele possa se beneficiar dessa situação no futuro e, dessa forma, tais características seriam vantajosas e poderiam ser selecionadas ao longo do processo de evolução das espécies.

Não deixem de conferir o vídeo abaixo com os exemplos super interessantes que o prof. Frans de Wall nos traz para abordar a possibilidade de senso de moralidade em primatas e talvez até em elefantes!

 

Fonte: youtube