É possível que os animais sintam tristeza e amor?

Conhecer exatamente o que se passa na mente de um animal ainda é (e talvez sempre seja!), um mistério. Se a própria consciência humana muitas vezes é difícil de compreender e ainda sabemos tão pouco sobre a mente humana, imagine em relação aos demais animais! Sabemos que não precisamos “provar” ou “desprovar” a consciência animal para falar em questões de bem-estar. A maior parte das evidências científicas pende para a existência de consciência ao menos em algumas espécies de animais. E, de qualquer forma, é melhor considerar a possibilidade de que eles têm consciência e tratá-los com ética considerando seu bem-estar, do que simplesmente correr o grande risco de maltratar seres que podem ser, de fato, conscientes de sofrimento.

Mas, independentemente desse argumento, isso não é motivo para deixarmos de nos questionar e refletir sobre a possibilidade de que os animais sejam capazes de ter sentimentos. Será que os animais podem, de alguma forma, sentir amor ou tristeza? É isso que nos diz a antropóloga Barbara King nesta TED talk. É claro que é importante sempre buscar os mecanismos e também as causas evolutivas que selecionaram certos comportamentos expressados pelos animais que podemos subjetivamente interpretar como sentimentos, mas isso não nos impede de refletir sobre o que isso significa para o animal. Confira a TED abaixo e procure pensar sobre tudo isso, considerando as possíveis explicações que justifiquem a manutenção das expressões comportamentais apresentadas e também, por outro lado, como esses comportamentos podem, de fato, refletir em sentimentos dos animais.

Devemos ter cuidado com antropomorfismos quando observamos e interpretamos os comportamentos dos animais, mas vale a pena lembrar que nós também somos animais!

Fonte: youtube