É preciso ter calma antes de aceitar informações novas…

Hoje eu gostaria de fazer um lembrete sobre a importância de checar as fontes ao se deparar com informações novas e interessantes sobre comportamento e bem-estar animal. Nem tudo que reluz é ouro! É claro que isso não é algo exclusivo da área de comportamento e bem-estar animal, na verdade, muito pelo contrário… Mas, em se tratando dos animais, qualquer tomada de decisão que a gente assuma considerando novas informações pode interferir diretamente na qualidade de vida deles. Ou seja, é nossa responsabilidade agir com embasamento adequado.

Assim, quando nos deparamos com novas informações sobre os animais e o que seria ou não bom para eles, antes de agirmos é fundamental que verifiquemos a fonte dessas informações. A fonte é confiável? Tem embasamento científico? Se tiver, o artigo científico é de qualidade? Foi publicado numa revista boa? O trabalho contou com uma amostra significativa que sustenta adequadamente as conclusões trazidas pelos autores? Os resultados estão claros mesmo? Além disso, é importante não ter muita pressa… É claro que, em alguns casos mais extremos, pode ser importante agir imediatamente tentando melhorar a qualidade de vida dos animais, reduzindo riscos iminentes que podem estar presentes no ambiente, etc, de acordo com as novas informações. Porém, quando esses não forem os casos, é melhor esperar um pouco e ver como outros cientistas lidam com as novas informações apresentadas… Será que esse novo trabalho está sendo citado em outros trabalhos de outros cientistas? Se sim, como está sendo citado? Estão mais criticando ou usando como suporte para argumentos?

Toda essa análise crítica é importante para tentarmos evitar ao máximo sair por aí agindo de forma equivocada com os animais, mesmo que com boas intenções. Isso é ainda mais relevante para evitar propagar essas informações, o que pode ser ainda pior… Pense nisso!