Enriquecimento ambiental

Com a retomada do tema “Enriquecimento Ambiental” em minha última postagem aqui  no blog, levantando a questão “enriquecimento natural vs enriquecimento artificial”, hoje vou deixar para vocês alguns vídeos abaixo em que podemos observar a interação dos animais com itens de enriquecimento ambiental. Os vídeos retratam situações de interação de animais com enriquecimentos não apenas nos ambientes mais comuns, como nos zoológicos, mas também em outras situações. Vejam, inclusive, que um dos vídeos é sobre enriquecimento para peixes.

Pensando no cenário que apresentei à vocês em minha última postagem, percebam nos vídeos que alguns dos enriquecimentos utilizados são mais naturais, enquanto outros incluíram itens ou estruturas bem mais artificiais. Vejam que os animais interagem  com a maioria dos enriquecimentos apresentados nos vídeos, independentemente do quão natural eles sejam. É nesse aspecto que reforço a ideia de que se o enriquecimento funcionar para melhorar as condições de vida do animal sem colocá-lo em riscos, não importa se é mais natural ou mais artificial… E é aqui que novamente saliento a importância de avaliar objetivamente e de forma clara as consequências da aplicação dos enriquecimentos em termos de alteração de expressões comportamentais dos animais, pois tais avaliações nos permitem detectar a eficácia de cada item de enriquecimento.

Portanto, lembre-se: considerar a biologia e os comportamentos naturais da espécie, bem como as características do ambiente natural em que ela ocorre é importante para termos nosso “ponto de partida” para preparar itens de enriquecimento ambiental, mas o quanto cada item preparado se assemelha com as condições naturais não deve, necessariamente, limitar nossas opções. Pelos próprios vídeos abaixo, vocês poderão perceber que, às vezes, um simples objeto artificial pode fazer toda a diferença para o animal. Confiram abaixo:

Fonte: videos do youtube