Estratégias predatórias

Para melhor exemplificar o assunto visto em minha última postagem aqui no blog, abaixo adiciono alguns vídeos que podem ser encontrados no youtube e que claramente mostram algumas das estratégias predatórias que mencionei para vocês. No primeiro vídeo podemos observar claramente a estratégia conhecida como stalking, muito comum em felinos. Percebam que o leopardo mostrado no vídeo modifica completamente sua postura corporal ao realizar o stalking, o que facilita sua aproximação de uma provável presa em potencial com boas chances de não ser notado. Vejam abaixo:

No vídeo abaixo, podemos observar um exemplo espetacular de adaptação associado à estratégia de sentar-e-esperar, na qual o predador aguarda pela aproximação natural da presa e realiza uma emboscada quando isso ocorre. No caso do vídeo, podemos observar o peixe-sapo, que se alimenta de outras espécies de peixes. Percebam que a coloração e toda a estrutura corporal desse peixe permite com que ele fique bem camuflado no ambiente que o cerca. O mais impressionante nessa espécie são as “iscas” falsas que apresentam. Tais “iscas” são estruturas corporais modificadas que normalmente se assemelham a vermes ou outros organismos menores dos quais outras espécies de peixes se alimentam. Assim, essas outras espécies são atraídas para a emboscada do peixe sapo. Vejam no vídeo abaixo:

Por último, gostaria que vocês vissem no vídeo abaixo uma das mais complexas estratégias de caçada em grupo. São chimpanzés que estão caçando uma espécie menor de primata. Percebam no vídeo que a organização estrutural do grupo de chimpanzés é coesa e muito bem organizada, sendo que há um condutor (no vídeo visto como  “the driver”), que inicia o processo. Há também os bloqueadores (no vídeo mencionados como “blockers”), que impedem que a presa escape. E, por último, o chimpanzé mais experiente, que é aquele faz a emboscada no final da caçada (no vídeo mencionado como “the ambusher”). Confiram abaixo: