Já ouviu falar em “One Health”?

Um conceito importante que é brevemente explicado e explorado nos vídeos que indico abaixo, disponíveis na plataforma youtube, é ‘One Health’. Talvez você já tenha ouvido falar nisso, pois é um conceito que está em alta hoje em dia. Como o próprio nome sugere, ‘One Health’ representa a conexão entre a saúde dos animais, a saúde humana e a saúde do meio ambiente. A ideia é trazer a tona a ideia de que tudo está conectado. Ou seja, o que acontece com o ambiente, impacta animais e seres humanos; o que acontece com os animais impacta os seres humanos e o ambiente; e o que acontece com os humanos, impacta o meio ambiente e também os animais.

Este é um importante lembrete de que nossas vidas como humanos é completamente interdependente da vida dos animais e do estado do meio ambiente. Um bom exemplo disso é o importante caso da redução populacional ao redor do mundo de abelhas polinizadoras em função, principalmente, de ações humanas. Se as abelhas continuarem a reduzir em número e acabarem desaparecendo, a espécie humana entrará em colapso apenas alguns anos após esse evento. É fundamental ter em mente como a nossa relação com o meio ambiente e com os animais nos afeta diretamente. Para isso, basta nos atentarmos, por exemplo, em como a pandemia em que vivemos neste momento começou: um vírus presentes em morcegos que até então não tinha entrado em contato com seres humanos. A pandemia atual é originária de uma zoonose (doença transmitida entre animais e seres humanos), que geralmente nada mais é do que um reflexo das intervenções do homem no meio ambiente.

Cada vez que uma espécie é extinta, o seu papel ecológico também é… e isso pode ter amplos impactos não apenas para outras espécies e o próprio meio ambiente, mas para nós humanos também. E é isso que precisamos ter em mente. Precisamos lutar pela ‘saúde única’, lembrando que ambiente, animais e humanos estão conectados e que a saúde de um depende da saúde dos outros. Não deixe de conferir os vídeos abaixo: