Nós também somos animais

Quando pensamos em bem-estar animal, é praticamente automático imaginarmos questões relacionadas à condição de vida de outros animais, sejam eles domésticos, de produção, de laboratório ou de zoológicos/instituições similares. Entretanto, dificilmente as pessoas se incluem como sendo também animais que fazem parte dessas questões. Assim, a mensagem de hoje é justamente no sentido de incentivar uma reflexão nesse aspecto. Nós, como seres humanos, não somos apenas agentes que afetam o bem-estar dos animais de uma forma ou de outra, embora esse seja um foco muito importante uma vez que os animais não podem falar por si mesmos e dependem de nós para isso. Mas nós também somos afetados e também temos um estado de bem-estar que varia em função do que acontece em nossas vidas, inclusive o que acontece em função de outros animais.

Assim, quando pensamos na relação homem-animal, sob qualquer circunstância, é importante focar não apenas no estado de bem-estar dos animais, mas também na forma como essa relação afeta os seres humanos envolvidos. Tudo é parte de um mesmo contexto. Tudo depende da história, das opções e das condições dos animais humanos e não humanos que estejam envolvidos numa determinada situação. E é por isso que quando falamos em bem-estar animal é importante avaliar todas as facetas que fazem parte do bem-estar, incluindo aí a relação homem-animal. Ao melhorarmos tal relação, estaremos trazendo benefícios para os animais e também para os seres humanos. 

Mas veja que o que estou tentando passar através desta mensagem não se refere a ideia de considerarmos tudo o que o ser humano prefere numa relação em que estabelece com animais. Há práticas que envolvem animais e, do meu ponto de vista, deveriam ser inclusive banidas, tais como aquelas realizadas apenas por prazer humano e que envolvem sofrimento animal em qualquer nível. Mesmo porque existem diversas outras formas de praticar atividades lúdicas ou que envolvam outras formas de prazer humano que não causem sofrimento animal. O sentido da minha mensagem de hoje é avaliar questões de bem-estar animal a partir da perspectiva humana também e, levar em conta que nós e os demais animais fazemos parte de um mesmo grupo e merecemos considerações de bem-estar.

Assim, alguns indagmentos que fazem sentido nesse aspecto seriam, por exemplo, dependendo da situação: como podemos melhorar as condições de bem-estar destes animais de laboratório sem interferir nas respostas que eles exibem nos experimentos dos pesquisadores? Como podemos melhorar as condições de bem-estar destes animais domésticos melhorando também a relação que eles têm com seus tutores e resolvendo os problemas de tais tutores? Como podemos melhorar as condições destes animais de zoológico e, ao mesmo tempo, melhorar a experiência que o público vistante tem com eles, inclusive no sentido educativo? Como podemos melhorar as condições destes animais de produção ao mesmo tempo em que melhoramos o rendimento desses animais para o produtor? Essas são questões fundamentais na área de bem-estar animal e é sobre isso que eu gostaria que você refletisse hoje…