O que é Etologia?

Se fizermos uma rápida busca na internet, vamos encontrar, na Wikipédia por exemplo, a seguinte definição para Etologia: “Em zoologia, a Etologia (do grego: ethos, “hábito” ou “costumeiro” e logia, “estudo”) é a disciplina que estuda o comportamento animal. Está ligada aos nomes de Konrad Lorenz e Niko Tinbergen, sob influência da Teoria da Evolução, tendo como uma de suas preocupações básicas a evolução do comportamento através do processo de seleção natural”.

De fato, a Etologia é a ciência que estuda o comportamento animal, lembrando aqui que comportamento se refere às mais diversas reações dos animais ao ambiente que os cercam. Quando pensamos em comportamento, muitas vezes o que nos vem à mente são ações de movimento dos animais como correr, saltar, voar, morder, etc. Entretanto, devemos lembrar que o comportamento animal também inclui ações como deitar ou mesmo dormir.

Realmente a Teoria da Evolução de Charles Darwin tem muita influencia sobre a Etologia, pois estudar as causas evolutivas que levaram à expressão de determinado comportamento é muito relevante para o estudo do comportamento, mas a Etologia não é restrita a isso. Avaliar os mecanismos pelos quais ocorre a expressão de determinado comportamento, bem como seu desenvolvimento ontogenético (ao longo da vida de um animal) tem igual relevância se pretendemos entender a forma como o animal se comporta.

Konrad Lorenz e Niko Tinbergen realmente são dois daqueles que são considerados como os pais da Etologia, mas também não podemos nos esquecer de Karl Von Frisch e de suas importantes contribuições para a Ciência do comportamento animal.

Assim, quando pensamos em Etologia, devemos pensar na Ciência que estuda o comportamento animal, avaliando suas causas evolutivas, mecanismos, além do desenvolvimento ontogenético e filogenético do comportamento, de forma que as maiores contribuições que fundamentaram a Etologia como ciência são basicamente atribuídas a Konrad Lorenz, Niko Tinbergen e Karl Von Frisch.