Peixes podem reconhecer faces humanas!

Os peixes são animais muitas vezes subestimados pelas pessoas. Muitos ainda acreditam que esses animais não são capazes de realizar comportamentos complexos e, muito menos, de terem habilidades cognitivas significativas. E é justamente isso que, muitas vezes, dificulta aceitar a ideia de que os peixes são sim animais senscientes, capazes de sofrer, o que mostra a necessidade de levarmos em conta as condições de bem-estar nesses animais.

Dentre as muitas evidências científicas sobre diferentes habilidades e capacidades desses animais, mais recentemente alguns pesquisadores demonstraram que uma espécie de peixe em particular – o peixe ‘arqueiro’ (Toxotes jaculatrix) é capaz de reconhecer diferentes rostos de seres humanos com precisão. O peixe arqueiro possui uma estratégia predatória natural muito interessante. Ele se aproxima da superfície da água e lança um jato de água para fora visando atingir insetos que estejam fora da água, mas próximos da superfície. É uma estratégia muito eficiente, que lhe permite capturar facilmente os insetos. Aproveitando-se dessa habilidade natural do peixe-arqueiro, os pesquisadores condicionaram alguns indivíduos dessa espécie a emitirem o jato de água em imagens tridimensionais de faces humanas de forma que os peixes foram recompensados com alimento quando lançaram o jato de água na imagem correta do rosto humano. Parece incrível, não é?

Esse estudo trouxe à tona novos achados que, uma vez mais, revelam o grande potencial cognitivo dos peixes. Eles são capazes de realizar muitas coisas semelhantes aos mamíferos. Não se pode ignorar as capacidades desses animais e, certamente, devemos lutar (e muito!) para que, cada vez mais, as considerações de bem-estar animal levem em conta os peixes. Abaixo, segue o vídeo, disponível no youtube, que mostra parte do experimento dos pesquisadores que relatei acima. O vídeo também traz detalhes da pesquisa.