Meu comentário de hoje é sobre a plataforma FishEthoBase, uma iniciativa de divulgação de dados científicos sobre comportamento e bem-estar de espécies de peixes de produção. A plataforma foi criada e é mantida pelo FishEthoGroup, um pequeno grupo de cientistas que é apoiado por algumas instituições entre outras parcerias. O foco da plataforma é trazer informações etológicas sobre o maior número possível de espécies cultivadas de peixes a fim de obter uma ampla base científica para recomendações sobre como melhorar o bem-estar dos peixes na aquicultura. A plataforma já conta com dados de diversas espécies de peixes, apresentando os achados científicos encontrados, perfis mais completos, perfis mais simplificados, e também recomendações já mais específicas para os produtores. Dessa forma, a FishEthoBase traz uma grande contribuição visando melhorar o bem-estar dos peixes em situações práticas nos sistemas de produção.
E não é apenas isso que as pessoas envolvidas com a FishEthoBase se dedicam a fazer… A equipe também tem apresentado seu trabalho em conferências científicas e também tem realizado pesquisas que ajudam a melhor conhecer o comportamento e questões que envolvem o bem-estar dos peixes, que vem resultando em publicações científicas de qualidade. Eles têm, inclusive, organizado seu próprio evento anual para discutir temas relevantes sobre comportamento e bem-estar de peixes, o Summer Shoal, além de realizar seminários e palestras periódicos sobre esses temas. Além disso, desde 2018, o FishEthoGroup, como são denominados os membros desse grupo, visitam fazendas de produção de peixes certificadas pela organização Friend of the Sea (FOS) e fazem recomendações para melhorar o bem-estar dos animais. Com essas visitas, eles também buscam desenvolver critérios de bem-estar de peixes para o esquema de certificação da FOS.
Eu conheço um pouco do trabalho deles e, inclusive, já trabalhei ajudando a revisar dados científicos de espécies de peixes que eles disponibilizam na plataforma. Assim, recomendo que aqueles que se interessam por comportamento e bem-estar de peixes, não deixem de visitar a FishEthoBase.