Quando emergiu o estudo do comportamento animal?

Basicamente, os seres humanos começaram a se interessar pelo estudo do comportamento animal desde sempre! Isso provavelmente se deve ao fato dos animais serem considerados tanto como possíveis fontes de alimento bem como fonte de medo pelos humanos ancestrais… Parece fundamental que, para ser bem sucedido numa caçada, seja necessária a observação dos hábitos do animal que se pretende abater. Além disso, observar atentamente os comportamentos dos animais, num ambiente hostil como era a Terra em tempos antigos, foi mais do que essencial para evitar o ataque ou ao menos saber como se defender de possíveis animais predadores.

Dessa forma, uma vez que a história começou a ser registrada através de pinturas rupestres ou petróglifos (imagens geometrizadas e representações simbólicas, geralmente associadas, que registram fatos e mitos e são gravadas nas rochas nas cavernas), passamos a encontrar registros de animais realizando diferentes comportamentos. Tais registros são encontrados em todo o mundo.

Entretanto, o estudo do comportamento animal somente passou a ser reconhecido como uma ciência (Etologia) bem mais recentemente… Basicamente, considerando que Karl Von Frich, Konrad Lorenz e Nicholaas Tinbergen são considerados os pais da Etologia e receberam o prêmio nobel em 1973 por suas descobertas a cerca da elicitação e organização de padrões comportamentais individuais e sociais, vemos o quão recente é a Etologia como uma ciência…