Seleção sexual: Aves-do-paraíso

As aves-do paraíso são membros de uma família da ordem dos passeriformes da classe das aves, sendo a maioria das espécies encontrada apenas na Indonésia, Papua Nova Guiné e/ou Austrália. A família tem cerca de 42 espécies classificadas em 15 gêneros diferentes. A característica marcante das aves-do-paraíso que me levou a escrever esta postagem é a plumagem extremamente exuberante em cores e formas dos machos de várias das espécies.  A maioria das espécies é sexualmente dismórfica, ou seja, há diferenças nas características físicas entre machos e fêmeas, sendo os machos então extremamente exuberantes e coloridos com penas alongadas, coloridas e muito elaboradas que partem do bico, das asas, da cauda ou da cabeça.

Além disso, uma outra característica marcante observada nessas aves é a “dança” que os machos exibem para as fêmeas. São movimentos elaborados que, conjuntamente com as cores exuberantes, as formas e estruturas das penas, associados ainda a um canto ou chamado específico, formam um conjunto complexo que, para mim, chegam a gerar até uma certa ilusão de óptica em alguns casos. Tais características físicas dos machos associadas ao seu complexo padrão de exibição para as fêmeas estão associadas a um outro tema que em breve veremos aqui no blog com maior profundidade: a seleção sexual. No caso visto aqui de seleção sexual, que é muito comum na natureza, os machos apresentam as características diferenciadas e se exibem para as fêmeas, que por sua vez, selecionam os machos com os quais vão se acasalar.  O link abaixo conduz para um pequeno vídeo que mostra várias dessas aves, com ênfase na exuberância dos machos e de seus padrões de exibição. O vídeo ainda apresenta informações adicionais interessantes. Não deixem de conferir:

Fonte: youtube