Seleção sexual: bowerbird

Relacionado ao tema que venho desenvolvendo em minhas postagens no blog, ou seja, a seleção sexual, gostaria de direcionar vocês à assistirem o vídeo que está disponível ao final desta postagem (fonte: youtube). O vídeo mostra uma espécie de ave conhecida como bowerbird. Em tal espécie, e eis aqui o meu enfoque nesta postagem, não é uma característica morfológica externa e peculiar do macho que causa atração na fêmea. Frequentemente machos maiores, mais fortes, com penas mais coloridas e mais longas, com as maiores jubas ou os maiores chifres, por exemplo, são os mais atrativos. Já nesta espécie de ave, não é bem assim…

Nos bowerbirds, a atração das fêmeas é causada principalmente pela consequência de comportamentos diferenciados dos machos na construção de ninhos. Dessa forma, os machos constroem ninhos num formato bem peculiar e específico que, posteriormente, é inspecionado pela fêmea. Caso ela ache o ninho atraente, ela escolherá o macho que o construiu para acasalar. Mas a escolha da fêmea é complexa… O que mais importa não é exatamente o tamanho do ninho, mas sim a quantidade de estruturas azuis que o adornam!

É isso mesmo! Qualquer objeto que seja azulado pode atrair mais a fêmea. Isso decorre do fato da cor azul ser mais rara no ambiente natural do bowerbird. Assim, um macho que consegue adquirir e adornar o ninho construído com diversos objetos azuis deve ser um macho de melhor qualidade que os demais, pois conseguiu acessar e utilizar itens mais raros no ambiente na hora de construir o ninho. Tal fato torna essa espécie muito interessante em termos de seleção sexual. Não deixem de conferir o vídeo abaixo (fonte: youtube), onde fica claro que os machos realmente utilizam qualquer objeto mais azulado para adornar o ninho, inclusive objetos de origem humana!