Seleção sexual: macho parasita sneaker

Em minhas postagens mais recentes aqui no blog, temos visto sobre o tema seleção sexual nos animais. Ainda considerando essa temática, hoje gostaria de indicar a vocês um vídeo no youtube (abaixo) em que podemos claramente observar uma das estratégias do macho parasita, ou seja, aquele que não é muito competitivo e portanto geralmente não é escolhido pela fêmea, como vimos aqui no blog. A estratégia mostrada no vídeo é a do macho sneaker, onde podemos claramente observar um casal de lulas tailandesas acasalando enquanto dois machos bem menores que o macho que está copulando aproximam-se do casal.

Mais ao final do vídeo, podemos observar que um dos machos menores posiciona-se entre o casal e tenta acasalar-se com a fêmea. É importante salientar aqui que o macho sneaker observado no vídeo é bem menor que o macho que estava copulando com a fêmea, de forma que dificilmente esse macho parasita seria naturalmente escolhido por alguma fêmea com fins reprodutivos.  Dessa forma, a tática alternativa de reprodução dos machos parasitas pode representar a única possibilidade de acasalamento de tais machos. Não deixem de conferir o vídeo abaixo!

Fonte: youtube