Seleção sexual: presente nupcial

Em minhas postagens anteriores sobre a seleção sexual nos animais, cheguei a mencionar sobre o presente nupcial. Hoje, deixo aqui para vocês a indicação de um vídeo (fonte: youtube) onde podemos claramente observar um casal de moscas conhecidas como “dance fly” (Filo Arthropoda, Ordem Diptera, família Empididae) acasalando. Observem atentamente que a fêmea está segurando e manipulando um presente nupcial (no caso, um outro inseto, que serve de alimento para a fêmea) durante a cópula. Receber alimento como presente nupcial pode assegurar a sobrevivência da fêmea e da prole gerada.

Tal comportamento é bem comum em artropodes (filo que inclui os insetos), de forma que o presente nupcial pode variar dependendo da espécie… Tal presente, que o macho oferece à fêmea, pode ser uma presa, carniça, material vegetal, secreções glandulares ou mesmo alimento regurgitado. Os presentes nupciais afetam a preferência das fêmeas pelos machos e o consequente sucesso reprodutivo, ou seja, os presentes nupciais fazem parte do processo de seleção sexual nas espécies em que ocorre. Há, inclusive, registros de “trapaças” de machos ao oferecerem presentes nupciais às fêmeas, pois obter um presente nupcial é energeticamente custoso para o macho. E, assim, nem todos poderão ou estarão dispostos a gastar essa energia… Nesse contexto, o macho pode oferecer à fêmea algo que parece, mas não é realmente um presente nupcial.

Por exemplo, um macho de uma espécie de aranha pode oferecer o que parece ser uma “presa” envolta em fios de teia à uma fêmea, mas, quando a fêmea abre o presente, não há nada no interior da bolsa de teia! Esse foi apenas mais um exemplo que nos mostra a complexidade comportamental que podemos encontrar no reino animal, principalmente quando olhamos para a seleção sexual dos animais! Não deixem de conferir o vídeo abaixo…