Seres humanos também são animais

É sempre importante lembrar que o ser humano é um animal. Isso nos ajuda a evitar a falsa dicotomia facilmente observada quando falamos em seres humanos e animais. Não são dois grupos distintos, mas sim um mesmo grupo formado por seres vivos das mais diversas formas e cores, com as mais diversas características, comportamentos e capacidades, dentre os quais nós, os seres humanos, nos enquadramos. A partir dessa perspectiva fica mais fácil de encaixar a nós mesmos nas considerações sobre bem-estar animal, pois fica claro que em nossas relações com os demais animais não somos apenas ‘agentes causais’, mas também sofremos efeitos e consequências.

Sabemos que é extremamente relevante pensar e agir em situações relacionadas ao bem-estar animal a partir da perspectiva dos animais não-humanos envolvidos, pois é mais do que evidente que temos prejudicado e muito as condições de bem-estar dos animais nos mais variados tipos de ambiente. Mesmo porque se você acompanha meu Blog, é provável que já tenha esse pensamento em mente e também que já tenha percebido como ele é evidente em minhas postagens. Entretanto, não podemos nos esquecer da nossa própria perspectiva, não para tomar decisões visando melhorar o bem-estar dos animais, pois defendo aqui como é importante considerar a perspectiva dos próprios animais para isso, mas sim visando melhorar nossas relações com os animais e, mais ainda, considerando nosso próprio bem-estar. Assim, é importante levarmos em conta a relação homem-animal e também como isso vai afetar os humanos envolvidos. 

Então, lembre-se que humanos são animais e que, portanto, devem fazer parte das considerações de bem-estar animal, assim como qualquer outra espécie. Nesse sentido, nosso foco deve ser melhorar o bem-estar animal como um todo, incluindo aí os seres humanos, sempre dentro de cada contexto específico e considerando todas as opções possíveis. Assim, veja como é importante, ao olharmos para o bem-estar animal, focarmos em como podemos melhorar a relação homem-animal em cada contexto, buscando assim melhores condições de bem-estar, independentemente da espécie envolvida.