Ir para conteúdo
Não é incomum que as pessoas pensem em sofrimento animal quando falamos em condições ruins de abate dos animais de produção. A mídia inclusive nos traz informações sobre isso muitas vezes. As pessoas facilmente se mobilizam quando pensam no animal sofrendo ao ser abatido para consumo humano. É claro que essa é uma questão relevante. Promover o abate humanitário e batalhar para isso é fundamental na causa animal. Entretanto, muitas vezes as pessoas se esquecem de que o abate é apenas um momento da vida do animal. E o restante da vida dele? Quais eram as condições em que esse animal vivia antes de ser abatido?
Quando pensamos no bem-estar em termos de qualidade de vida para os animais, fica mais fácil lembrar da importância de avaliar e melhorar as condições ao longo da vida do animal para que possamos lhe assegurar boas condições de bem-estar. Uma questão importante aqui que podemos fazer quando nos deparamos com situações e contextos específicos que envolvam o bem-estar animal é: será que a vida desse animal nessas condições é uma vida que vale a pena ser vivida? E, se não for, o que podemos fazer para melhorar isso? Obviamente a forma de abate dos animais de produção entra também nessa questão, mas ela é apenas a ponta do iceberg… Se pensarmos em termos de qualidade de vida, o que o animal passou em sua vida antes de chegar ao abate é mais importante ainda… O abate é só o final de uma vida inteira que pode ter sido extremamente sofrida para o animal.
É claro que isso não justifica a não preocupação com o tipo de abate a ser utilizado com animais de produção. Muito pelo contrário… A luta pelo abate humanitário é só o começo, e é importante que as pessoas pensem nisso. Mesmo a questão do abate em si ainda não é clara para algumas espécies de produção… Peixes, por exemplo: qual seria a melhor forma de abater esses animais? Simplesmente deixá-los morrer fora da água, como muitas vezes acontece, certamente é que não é… E isso deve gerar um grande sofrimento a esses animais no momento em que são abatidos, mas esse momento é só o final… Como era a vida desse animal antes disso? Quais eram as coisas boas e as coisas ruins em sua vida? O balanço pendia mais para o lado positivo ou negativo em termos de qualidade de vida? Não podemos nos esquecer disso nunca!