Ir para conteúdo
O comentário de hoje é apenas um lembrete de tamanha diversidade animal que habita o nosso planeta… E quando falo em diversidade, é claro que quase imediatamente nos lembramos facilmente dos conhecidos “grupos” de animais: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Todos esses são animais vertebrados, mas não podemos nos esquecer também dos animais invertebrados, que são inúmeros e representam uma enorme diversidade! Insetos (tais como formigas, grilos, besouros…), aracnídeos (como aranhas e carrapatos), moluscos (como polvos e ostras), crustáceos (tais como caranguejos e lagostas), cnidários (como águas-vivas)… é uma infinidade de animais que vai muito além do que possamos lembrar ou até imaginar!
Ainda mais do que isso… Quando pensamos nesses “grupos” de animais, esse é apenas um certo nível de diversidade, mas claramente ela não se resume a isso… Quando falamos em diversidade animal, falamos também sobre as inúmeras variações de cores, formas e estruturas mesmo dentro desses grupos… Em cada um desses grupos essas variações são enormes! Em mamíferos, pense numa baleia, depois em um morcego e finalmente em um babuíno… Quanto as aves, imagine um penguim, um avestruz e uma águia. Nos répteis, visualize um crocodilo, uma cobra e uma iguana. Em relação aos anfíbios, pense num sapo e numa salamandra. E em peixes, imagine um peixe palhaço, um acará-bandeira e um paulistinha… Veja todas as variações nas características que esses animais apresentam em cada grupo. Só aí já conseguimos vislumbrar muita diversidade morfológica e fisiológica. Imagine se começarmos agora a pensar em exemplos de animais invertebrados, que são ainda mais diversos que os vertebrados… A diversidade animal trazida pela evolução das espécies através da seleção natural ao longo das gerações é de fato espetacular!
Veja ainda que tal diversidade não se restringe às características morfológicas. E quanto à diversidade comportamental no reino animal? Certamente ela também é enorme! Diversas postagens deste Blog podem facilmente demonstrar isso! Os animais podem expressar os mais diversos comportamentos, de acordo com suas adaptações e especificidades.
Tamanha riqueza nos fascina e ao mesmo tempo nos lembra como é importante considerar cada espécie independentemente quando falamos em comportamento e bem-estar animal. Como é importante considerar a história daquela espécie para compreender melhor como e por quê ela expressa certos comportamentos específicos. Como é importante considerar, sempre que possível, cada indivíduo em si, dentro de seu contexto e de sua própria história…seu repertório comportamental é influenciado por tudo isso, no meio de toda essa fascinante diversidade animal que nos estimula a estudar e compreender cada vez mais como são os animais, como eles se comportam e como podemos ajudar a melhorar suas condições de bem-estar uma vez que estejam sob nossos cuidados. Leve essa mensagem com você!