Uma percepção diferente sobre os zoológicos

Considerando a polêmica que envolve a existência dos zoológicos, embora eu já tenha abordado um pouco essa questão anteriormente aqui no Blog, hoje eu indico a você dois vídeos interessantes que estão disponíveis no youtube relacionados a esse assunto. São duas palestras TED em que os apresentadores abordam questões e aspectos interessantes, mostrando uma outra visão sobre o zoológico e destacando aspectos importantes sobre o futuro dessas instituições. Vale a pena conferir os vídeos e refletir sobre os aspectos abordados.

No primeiro vídeo (logo abaixo), o diretor executivo da Sociedade Zoológica de Detroit (EUA) chamado Ron Kagan mostra a responsabilidade desafiadora de manter os seres vivos em “cativeiro” e a necessidade de cumprir a promessa de tornar o cativeiro semelhante (e quem sabe até melhor!) à vida selvagem. Ele aponta que zoológicos com boas condições podem representar tanto locais de boa qualidade de vida para os animais quanto de experiências incríveis e educativas para os humanos. Ron destaca que os zoológicos devem demonstrar cada vez mais no futuro um compromisso fundamental de serem centrados em manter uma boa qualidade de vida para os animais. Confira o vídeo:

Fonte: youtube

No segundo vídeo (abaixo), Keith Lovett, que é o diretor do zoológico de Buttonwood Park, no lembra que na última década, cada vez mais pessoas começaram a questionar a ética por trás dos zoológicos em relação aos animais que abrigam. Ele mostra que enquanto existem bons zoológicos, existem ainda muitos zoológicos ruins. Nesse cenário, ele aponta que os zoológicos do futuro têm um papel importante na proteção da vida selvagem, mas precisam também buscar uma melhor conecção com a natureza e evoluir para se tornarem bons centros de educação ambiental e conservação de espécies ameaçadas.

Fonte: youtube