Uso de ferramenta em peixes e a solução de um problema complexo em corvos

Há algum tempo eu falei para vocês aqui e aqui no blog sobre o uso de ferramentas e a solução de problemas pelos animais. Hoje eu gostaria de estender a discussão sobre esses temas com vocês. Quais animais vocês acham que seriam capazes de usar ferramentas? Será que os animais são capazes não apenas de usar objetos do ambiente mas também de modificá-los quando necessário para atingir um objetivo?

Quando assistimos documentários sobre a vida animal na televisão, não é incomum que animais usando ferramentas e/ou resolvendo problemas difíceis sejam mostrados. Entretanto, geralmente o que vemos são primatas desenvolvendo e aperfeiçoando objetos do ambiente como ferramentas usadas, principalmente, na obtenção de alimentos. Mas não são apenas os primatas, e mais ainda, nem mesmo apenas os mamíferos que são capazes de usar ferramentas.

Neste vídeo vocês poderão assistir a uma filmagem em que, pela primeira vez, um peixe foi registrado usando uma ferramenta. Durante o vídeo vocês poderão perceber que o peixe não apenas utiliza uma pedra qualquer do ambiente como uma ferramenta que o possibilita quebrar a concha de um molusco, mas sim que o peixe seleciona uma pedra específica dentre as várias disponíveis ao redor dele. Provavelmente, nessa situação, o animal deve ter selecionado a pedra que era grande o suficiente para quebrar a concha com poucas tentativas (pouco gasto energético), mas pequena o suficiente para ser capturada e mantida em sua boca até que o animal alcançasse o molusco. Entretanto, isso já é motivo para uma outra discussão mais aprofundada sobre a Teoria do Forrageamento Ótimo (TFO), que será abordada em breve aqui no blog.

Neste outro vídeo vocês poderão assistir a um vídeo em que um corvo, num ambiente artificial, demonstrou ser capaz não apenas de usar um objeto como uma ferramenta e solucionar um problema imposto pelo homem para acessar o alimento, mas foi capaz de modificar tal objeto de acordo com a necessidade imposta. Sem essa modificação, o animal não teria conseguido acessar o alimento, como é possível perceber no vídeo. Ou seja, aqui vemos que os animais podem ser capazes de solucionar problemas altamente complexos não apenas através da utilização, mas também da modificação de objetos dependendo da necessidade imposta pelo ambiente.