As plantas também comem
Hoje em dia a preocupação por uma alimentação saudável e equilibrada vem ocupando cada vez mais um lugar de destaque entre pesquisadores, nutricionistas e outros profissionais da área. Mas você já parou para pensar que as plantas também precisam se “alimentar” para crescerem mais saudáveis, assim como nós humanos???
Isso mesmo, as plantas necessitam de nutrientes, assim como luz e água. Através da fotossíntese as plantas produzem seu próprio alimento, porém, necessitam de nutrientes para crescerem fortes e saudáveis!
Geralmente, os solos brasileiros são ácidos e com baixa fertilidade, sendo assim, necessitam de um manejo adequado, ou seja, a adição de fertilizantes.
Quais nutrientes os citros precisam?
Na citricultura brasileira, o fertilizante mais utilizado (via irrigação) é o nitrato de amônio, por ter um preço mais acessível ao produtor e também pela alta concentração do nutriente que é disponibilizado no solo.
Entretanto, alguns pesquisadores observaram em experimentos de campo, que laranjeiras fertirrigadas com nitrato de cálcio (outro nutriente que as plantas precisam) apresentaram maior produtividade e qualidade dos frutos (acesse artigo). Isso porque o cálcio é componente das paredes celulares (parte de fora da célula), contribuindo para a adesão entre as células. Sua concentração nas plantas determina a resistência das paredes celulares e influencia, consequentemente, no formato e no tamanho das células. Portanto, sua concentração define a estruturação final dos tecidos vegetais e é fator determinante da resistência mecânica desses.
As diferenças anatômicas e estruturais encontradas sugerem que laranjeiras da variedade Valência cultivadas em solos tropicais como os brasileiros, e fertirrigadas com fontes de nitrogênio que não forneçam amônio e, consequentemente, mantenham o equilíbrio eletroquímico da solução do solo e favoreçam a absorção de cálcio pelas árvores, formam tecidos de folhas e de pétalas com maior resistência mecânica (pela maior compactação) e maior vigor (pelas melhorias nos feixes vasculares – vasos).
A nutrição da planta pode ajudar também a evitar doenças, assim como nós, quando temos uma alimentação balanceada ficamos mais fortes, as plantas também. Um exemplo disso foi observado por esses mesmos pesquisadores.
Podridão floral e o uso de nitrato de cálcio
Em citros, existe uma doença chamada podridão floral dos citros, ocasionada pelo fungo Colletotrichum acutatum, e pode ser mais severa quando ocorrem altos níveis de pluviosidade. Acontece que no ano de 2008, a época da florada das laranjeiras foi acompanhada por quantidade de chuva maior do que o normal, o que promoveu queda na concentração de nutrientes no solo da área do experimento de fertirrigação de laranjeiras.
A ocorrência de doenças, principalmente da podridão floral, aumentou nesta área. Aparentemente havia menor incidência (que é o número de plantas doentes) e menor severidade de doenças nas plantas que receberam nitrato de cálcio como nutriente. O que quer dizer que maiores concentrações de cálcio nas paredes celulares e lamelas médias das laranjeiras é um dos motivos das melhorias observadas nessas plantas o qual favorecem a uma maior resistência/tolerância às doenças, ou seja, plantas bem nutridas além de ficarem mais vigorosas ficam também mais “resistentes” a doenças.
Perceberam como uma nutrição adequada é importante também para plantas???
Escrito por Dr. Dirceu de Mattos Jr., Guilherme Petená e Tatiane da Cunha
5 comentários
Alessandra Alves de Souza · 29 de agosto de 2016 às 17:28
Parabéns pela informação. Planta saudável é fruto bom na mesa!!!
Descascando a ciência · 28 de agosto de 2019 às 09:28
Obrigada Ale.
Gustavo Almeida · 13 de junho de 2017 às 16:26
Boa tarde, Laís.
Gostaria de saber sua opinião sobre as possibilidades de adubação que não utilizam fertilizantes sintéticos, como o que acontece em sistemas agroflorestais, por exemplo. O que há nas pesquisas com citros a este respeito?
Obrigado!
Aira Beatriz · 24 de janeiro de 2021 às 20:53
Parabéns pela excelente matéria e divulgação científica!
Descascando a ciência · 27 de janeiro de 2021 às 10:09
Muito obrigada, Aira! Continue nos acompanhando e qualquer dúvida, estamos aqui. Grande abraço