Plantas e microrganismos: Guerra ou parceria?

Publicado por Paulo em

Plantas são organismos de composição corporal complexa capazes de sobreviver às mais adversas condições ambientais. Agora, imagine você, destinado a viver imóvel  desde dia em que nasceu até o dia de sua morte em um lugar aleatório. Certamente, não é uma condição fácil, ainda mais que a planta é sujeita ao ataque de predadores, como insetos e outros animais herbívoros, além de microrganismos parasitas, tais como oomicetos, fungos, bactérias e vírus.

plantas

Mas se as plantas existem até hoje e conseguiram atingir essa enorme diversidade é por que conseguiram desenvolver um “sistema imune” contra organismos predadores e microrganismos parasitas. O sistema imune vegetal é tão complexo quanto o dos animais. Algumas espécies, por exemplo, produzem substâncias tóxicas, capazes afastar predadores herbívoros, e produzem inúmeros compostos antimicrobianos, que impedem o desenvolvimento de microrganismos parasitas.

Os patógenos também evoluem, e podem desenvolver resistência aos sistemas de defesa da planta – assim como as bactérias desenvolvem resistência aos antibióticos. E para este patógeno ‘adaptado’ também haverá uma planta na natureza que é resistente e outra proteínasuscetível. Novamente, aquelas adaptadas sobreviverão e as suscetíveis…. você provavelmente já deve ter ideia… (morrem!). Esta é a base da natureza, os mais adaptados sobrevivem. Tudo isso acontece através da diversificação de proteínas produzidas tanto pelo microrganismo como pela planta, quem tiver o melhor arsenal de proteínas vence. É ou não é uma guerra de verdade?

EFETORES

Essas proteínas que são liberadas pelos microrganismos e capazes de interferir na fisiologia ou estrutura do hospedeiro são denominados efetores e são o foco da minha pesquisa de doutorado.

Sintoma – Mancha Preta do Citros

O objetivo principal é conseguir identificar o que as proteínas efetoras produzidas por três fungos “irmãos” fazem dentro das plantas de citros e por que só um desses fungos causa lesão na planta. O que ainda não temos certeza é se essa lesão (Mancha Preta do Citros) é causada de propósito pelo fungo ou ela é uma resposta de defesa da planta.

Bom, a partir de guerras também são formadas novas parcerias onde os dois lados saem ganhando, que é o que acontece quando fungos ajudam de alguma forma seu hospedeiro, como por exemplo, auxiliando no desenvolvimento da raiz, assim a planta consegue mais alimento e o fungo se alimenta sem prejudicar seu hospedeiro. Esses microrganismos são denominados endofíticos, e é como chamamos os outros dois fungos do meu trabalho.

Veja, os efetores podem estar envolvidos em ambas as situações, patogênicas e endofíticas, e são resultados de uma longa “conversa” entre plantas e microrganismos, por isso é importante sempre tentar entender os dois lados dessa duradoura interação.

Para mais informação sobre as proteínas efetoras e como as plantas se defendem, vejam esse capítulo do livro de revisão anual de patologia de plantas (RAPP) escrito por pesquisadores do Centro de Citricultura Sylvio Moreira.

Até a próxima gominhoslaranja feliz

Colaboração de Tiago Silva Oliveira.

Paulo

Biólogo, mestre em microbiologia, tentando largar o vicio em seriados para poder completar o doutorado em biologia molecular.