Micronutrientes: resultados gigantes

Publicado por Descascando a ciência em

As plantas necessitam de macronutrientes, micronutrientes e diversos fatores para o seu desenvolvimento. Eles são “alimentos” fornecidos pelo solo de maneira química, a partir da decomposição de material orgânico e/ou fornecimento de adubos minerais. 

O que são os macro e micronutrientes?

Os macronutrientes são aqueles que as plantas precisam em maior quantidade, ou seja, precisam ser fornecidos em grandes concentrações. São eles:

  • nitrogênio,
  • fósforo,
  • potássio,
  • magnésio,
  • enxofre,
  • cálcio.

Já os micronutrientes são aqueles requeridos pelas plantas em menores quantidades, mas ainda sim são fundamentais para o perfeito desenvolvimento do vegetal:

  • boro,
  • cobre,
  • ferro,
  • manganês,
  • molibdênio,
  • zinco,
  • cloro.

Micronutrientes e a produção de laranjas

Aqui no Descascando falamos muito sobre a importância das culturas cítricas para o Brasil e, por ser o produto cítrico mais produzido e consumido, a laranja sempre ganha destaque.

O cultivo e a adubação

Para manter o alto patamar de produção, o citricultor precisa de um clima adequado para o desenvolvimento das árvores, como temperatura ótima (entre 10 a 25ºC) e boa distribuição de chuvas (em torno de 1200 mm durante o ciclo da cultura).

Além disso, é preciso realizar um bom manejo de controle de pragas e doenças, além da tão famosa adubação. Adubar é fornecer para as plantas os nutrientes que são essenciais para que ela cresça e complete seu ciclo de desenvolvimento, ou seja, consiga produzir flores, frutos e sementes para a perpetuação de sua espécie.    

Por isso, quando se pensa em uma adubação adequada devemos considerar diversos fatores, como: tipo de solo e suas propriedades químicas.

Propriedades químicas do solo

As propriedades químicas do solo são importantes pois os nutrientes estão ali como moléculas químicas, ou seja, eles contém cargas negativas ou positivas e interagem com o solo, que também possuem cargas químicas positivas ou negativas, de acordo com sua composição.

Você deve estar se perguntando, mas e os micronutrientes? calma gominhos, já chegamos lá.

Diversos estudos apontam que o  pH do solo entre 5,8 e 6 é o ideal para as laranjas. É comprovado que em um ambiente com o pH nesta faixa, as raízes conseguem trabalhar de forma mais eficiente.

E caso você não saiba, um dos trabalhos mais importantes das raízes é a absorção de macronutrientes e micronutrientes.

Mas e se a análise de solo não informar a quantidade de micronutrientes, como podemos saber sobre eles?

A análise de micronutrientes

Na ciência tudo é padronizado, e para fazer a análise de micronutrientes não é diferente.

Os micronutrientes, assim como os macronutrientes, podem ser analisados a partir de amostras da própria planta, um tipo de análise foliar. Essa é uma importante ferramenta para a avaliação do estado nutricional dos citros.

É necessário retirar amostras das terceiras e quartas folhas dos ramos frutíferos, com 6 meses de idade e tendo o fruto de diâmetro máximo de 4 cm. 

Além disso, para que essa análise seja homogênea, recomenda-se amostrar entre 10 a 15 árvores distribuídas aleatoriamente, coletando entre 8 à 16 folhas por árvore nos períodos de janeiro a março nos quatro quadrantes da copa (norte, sul, leste e oeste).

As folhas coletadas devem ser enviadas para laboratórios que realizam análises químicas para quantificar os teores totais de macro e micronutrientes.

Se eles são requeridos em pequenas quantidades, por que devemos nos preocupar tanto com os micronutrientes?

A quantidade de micronutrientes em plantas

Os micronutrientes realmente são encontrados nas plantas em quantidades MUITO pequenas.

O molibdênio, por exemplo, tem sua faixa ótima nas folhas determinada entre 0,1 mg por quilo de matéria seca a 1mg/Kg. Dentre os micronutrientes, o ferro é o mais requerido, com valores ótimos entre 50 mg/kg a 120 mg/Kg. 

No entanto, mesmo que em pouca quantidade, esses nutrientes desempenham papéis fundamentais para que a planta alcance todo seu potencial produtivo.

Conheça ainda mais sobre 4 micronutrientes:

  • Cobre (Cu): está diretamente relacionado com a fotossíntese e respiração da planta, produção de proteínas e também na etapa de frutificação, viabilizando o pólen. Em quantidades ótimas, o cobre reduz a acidez dos citros e aumenta a concentração de vitamina C. 
  • Boro (B): Ao fazer a fotossíntese, a planta produz carboidratos. Esses carboidratos precisam ser redistribuídos para as outras partes da planta e essa função compete ao B, além de ser importante para a estrutura celular. Este elemento em quantidades adequadas aumenta a produtividade por planta, rendimento do suco e vitamina C. Uma maneira de identificar a deficiência de boro é verificar se há brotações aleatórias nos ramos devido a morte do ponto terminal do crescimento do ramo.
  • Zinco (Zn): este elemento está ligado ao crescimento da planta e também ao aumento do número e tamanho de frutos, além de ser um elemento estrutural para enzimas que auxiliam a planta a superar estresses como altas temperaturas e excesso de radiação solar.
  • Manganês (Mn): relacionado diretamente com a fotossíntese, o Mn é responsável também pelo uso eficiente do nitrogênio pela planta, metabolismo de proteínas e ativação de enzimas que operam para o pleno funcionamento do vegetal. A pulverização de Mn e Zn foliar, aliado a uma adubação de nitrogênio adequada, aumentam o conteúdo de açúcar dos frutos, produtividade por planta e peso de frutos. A deficiência de Zn e Mn em laranjeiras são similares, com manchas amarelas entre as nervuras e bordas verdes irregulares.

E como fazemos para dar nutrientes às plantas?

A aplicação dos nutrientes via pulverização foliar é a forma mais utilizada hoje na citricultura. Motivo: além de serem entregues em pequenas quantidades, esses elementos químicos ficam muito retidos ao solo, o que torna a absorção da raíz menos eficiente pela redução da disponibilidade destes.

O período mais adequado para as aplicações está entre os meses das estações de primavera/verão, nos principais fluxos vegetativos. Neste período, as folhas ainda são jovens e tem menor resistência a penetração dos nutrientes aplicados sob elas.

Tendo em vista a importância de alguns dos micronutrientes na citricultura, lembre-se sempre que os resultados maiores podem estar nas pequenas coisas!

Até a próxima!

 

Referências

 


Descascando a ciência

O objetivo do Descascando é deixar conteúdos sobre o mundo agrícola e a ciência mais fáceis de serem entendidos. Queremos facilitar o "cientifiquês", para que todos tenham acesso à informação.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *